Ciclismo: saiba como essa prática pode ser benéfica!

Criar uma rotina com exercícios leves, como o ciclismo, auxilia o organismo na manutenção da saúde e contribui diretamente com o sistema cardiovascular!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/04/2017 às 12:44
Atualizado às 13:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito importantes na vida de qualquer pessoa, os exercícios físicos não só contribuem para a prevenção de doenças, como também para o bem-estar pessoal. Grande parte das pessoas pensa que eles só estão disponíveis em academias de musculação e se esquece de que existem outras modalidades de exercícios. É o caso do ciclismo, um exercício aeróbico muito eficiente que pode ser praticado em qualquer ambiente e em diferentes tipos de bicicleta. Saiba mais sobre o ciclismo e como ele pode se tornar um grande aliado do seu dia a dia!

Saiba por que o ciclismo é uma boa opção de atividade física

Apreciada por muitos, as trilhas são uma boa opção para quem gosta de entrar em contato com a natureza enquanto praticam exercícios físicos. FOTO: Shutterstock.com

Boa alternativa

Se a falta de tempo é um dos motivos para que você não incluir a prática de alguma atividade física em sua rotina, por que não se exercitar enquanto vai de casa para o trabalho, faculdade ou até mesmo fazer compras? A bicicleta é um meio de locomoção rápido, eficiente e ecológico que pode ser explorado de diversas maneiras, além de agradar diferentes gostos pessoais. Para os que possuem um perfil mais aventureiro, as chamadas Mountain bikes são versáteis, funcionando para todos os tipos de terreno. Vale lembrar que é importante adquirir uma bicicleta que seja adaptada ao seu uso e também ao seu tamanho, para isso, procure ajuda de profissionais que saibam indicar qual é o melhor tipo para você!

Por que o ciclismo?

“A maior parte das pessoas pedala em um ritmo que faz com que a atividade seja predominantemente aeróbica, ou seja, de intensidade mais baixa e possível de ser executada por longos períodos de tempo. Isso significa que envolve grandes grupos musculares em atividades dinâmicas, que resultam em aumentos substanciais na frequência cardíaca e no gasto energético”, descreve o educador físico Rodrigo Luiz Vancini.


A longo prazo, esse aumento na frequência cardíaca leva ao condicionamento físico e melhora o sistema cardiorrespiratório, trazendo mais disposição para o dia a dia. Ao mesmo tempo, o aumento no gasto energético, em outras palavras, quer dizer mais calorias queimadas


Poucos prejuízos, muitos ganhos

Além de ser uma ótima forma de exercício aeróbico, pedalar também pode se tornar uma atividade muito prazerosa se feita ao ar livre. “É uma atividade que apresenta baixa sobrecarga nas articulações em comparação à corrida ou à caminhada, diminuindo, principalmente, a carga sobre a articulação dos joelhos e da coluna”, explica o ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa. Os músculos da perna são os maiores privilegiados durante a prática do ciclismo, porém, o exercício também contribui para a postura dos praticantes, trabalhando a região lombar e abdominal.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte; Rodrigo Luiz Vancini, educador físico

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.