Cientistas descobrem o motivo de chocolate dar enxaqueca

As crises de enxaqueca podem ser influenciadas pela alimentação, sendo que o chocolate é um dos responsáveis pela dor. Descubra o motivo disso acontecer.

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 10:46
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é difícil encontrar pessoas que sofram com as famosas crises de enxaqueca, sendo que diversos fatores podem desencadeá-las. E você sabia que a alimentação é uma das responsáveis pode ocasionar esse tipo de dor de cabeça? Isso já era do conhecimento da comunidade científica, mas uma novidade pode ser do seu interesse: os cientistas descobriram porque o chocolate favorece a enxaqueca.

mulher-maos-cabeca-dor-enxaqueca

FOTO: iStock e Getty Images

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia (nos Estados Unidos) encontrou uma relação entre a enxaqueca e a flora intestinal dos pacientes que costumam apresentar algumas crises. A explicação é a seguinte: o chocolate é rico em nitrato, cuja digestão leva à produção de um outro derivado, o óxido nítrico. Até aí, tudo bem.

Para grande parte das pessoas, o óxido nítrico é benéfico para a saúde, atuando na dilatação dos vasos sanguíneos e na melhora da circulação. Entretanto, o aumento do fluxo sanguíneo decorrente desse auxílio é capaz de favorecer as crises de enxaqueca. 

mulher-executiva-aeroporto-mala-sentada-dor-cabeca

FOTO: Vinicius Tupinamba/Colaborador

Mas, afinal, por que algumas pessoas não são afetadas com esse problema mesmo quando não resistem a uns pedaços de chocolate? Segundo os cientistas, quem é afetado com a enxaqueca tem uma presença bem maior de bactérias processadoras de nitrato, tanto na boca quanto no intestino. Dessa forma, o nitrato consumido seria digerido de maneira diferente, influenciando nas crises.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.