Chikungunya pode causar artrite reumatoide

Sabia que a febre Chikungunya possui sintomas iguais ao da artrite e pode até lesar as articulações e causar uma doença crônica? Confira!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 20:15
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A artrite é considerada uma doença reumática, conhecida por comprometer o aparelho locomotor, como ossos e articulações e prejudicar a qualidade de vida dos portadores. No caso da artrite, as regiões mais afetadas são onde há a ligação entre os ossos, como, por exemplo, joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos e punhos.

Chikungunya e artrite crônica

A artrite não tem causa específica, porém especialistas alertam que ela pode ser provocada pela Chikungunya atravésda evolução dos sintomas até a destruição das articulações. A partir disso, origina-se a artrite reumatoide –inflamação crônica, portanto, sem cura. Tal fato foi constatado por um estudo realizado pela Associação de Assistência a Crianças Deficientes(AACD) em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos. De acordo com os organizadores da pesquisa, cerca de 50% dos pacientes infectados com Chikungunya apresentam artrite crônica.  A Chikungunya é uma doença transmitida pelo Aedes aegypti (mesmo mosquito transmissor da dengue e do zika vírus). Mais um motivo para manter o inseto bem longe de casa!

mosquito Aedes aegypti picando

Foto: Shutterstock Images

Saiba mais:

Tire suas dúvidas sobre a febre Chikungunya

Tudo sobre dengue: sintomas, tratamento e prevenção

Artrite: conheça melhor a doença e suas causas

Informativo!

Separamos um vídeo explicativo feito pelo Centro de Imunoterapia de Ipanema (CITIPA) sobre a relação entre as doenças:

Texto Bárbara Gatti/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.