Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Sabia que a febre Chikungunya possui sintomas iguais ao da artrite e pode até lesar as articulações e causar uma doença crônica? Confira!
- Foto: Shutterstock Images

Chikungunya pode causar artrite reumatoide

Sabia que a febre Chikungunya possui sintomas iguais ao da artrite e pode até lesar as articulações e causar uma doença crônica? Confira!

[PAGE TITLE]

A artrite é considerada uma doença reumática, conhecida por comprometer o aparelho locomotor, como ossos e articulações e prejudicar a qualidade de vida dos portadores. No caso da artrite, as regiões mais afetadas são onde há a ligação entre os ossos, como, por exemplo, joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos e punhos.

 

Chikungunya e artrite crônica

A artrite não tem causa específica, porém especialistas alertam que ela pode ser provocada pela Chikungunya através da evolução dos sintomas até a destruição das articulações. A partir disso, origina-se a artrite reumatoide – inflamação crônica, portanto, sem cura. Tal fato foi constatado por um estudo realizado pela Associação de Assistência a Crianças Deficientes (AACD) em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos. De acordo com os organizadores da pesquisa, cerca de 50% dos pacientes infectados com Chikungunya apresentam artrite crônica.  A Chikungunya é uma doença transmitida pelo Aedes aegypti (mesmo mosquito transmissor da dengue e do zika vírus). Mais um motivo para manter o inseto bem longe de casa!

 

mosquito Aedes aegypti picando

Foto: Shutterstock Images

 

Saiba mais:

Tire suas dúvidas sobre a febre Chikungunya

Tudo sobre dengue: sintomas, tratamento e prevenção

Artrite: conheça melhor a doença e suas causas

 

Informativo!

Separamos um vídeo explicativo feito pelo Centro de Imunoterapia de Ipanema (CITIPA) sobre a relação entre as doenças:

Texto Bárbara Gatti/Colaboradora

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

O café da manhã é a primeira refeição do dia, ou seja, é essencial para fornecer energia para o resto do dia e contribui com a sensação de saciedade.

Estilo de vida

Yoga é uma filosofia que busca o equilíbrio entre corpo, mente e emoções, por isso é um excelente exercício para proteger contra doenças

Estilo de vida

A gordura é considerada vilã da saúde, mas ela desempenha papel essencial para organismo, pois fornece energia ao corpo e contribui com a saciedade.

Estilo de vida

Além de saboroso, o figo é uma ótima opção para proteger a saúde, pois é capaz de combater o diabetes, afastar a osteoporose e ajudar na perda de peso.

Estilo de vida

Dicas da nutricionista Patrícia Davidson para ajudar os papais a balancear as refeições das crianças e adolescentes - e evitar problemas futuros!

Estilo de vida

Dores musculares, cansaço e indisposição são alguns sintomas que caracterizam a fibromialgia, doença que gera dores nas fibras musculares.

Estilo de vida

A gravidez tardia tem crescido nos últimos anos e, apesar de ser possível, pode trazer riscos à mulher. Por isso, o ideal é procurar ajuda especializada.

Estilo de vida

Existem pessoas que apresentam intolerância à lactose, uma substância encontrada no leite e derivados. Conheça os sintomas desse problema.