Connect with us

O que você está procurando?

Ajudar a emagrecer é apenas uma das vantagens da semente que caiu no gosto popular. Saiba mais sobre as vantagens de incluir a chia na sua rotina saudável!
- Foto: iStock/Getty Images

Chia: entenda porque a semente é a queridinha de quem está de dieta

Ajudar a emagrecer é apenas uma das vantagens da semente que caiu no gosto popular. Saiba mais sobre as vantagens de incluir a chia na sua rotina saudável!

Os diversos benefícios da chia para a saúde já são conhecidos, mas esse alimento também ganhou fama por uma função em particular: facilitar o emagrecimento. Quem sempre tenta fazer dieta, mas não consegue cumpri-la porque sente fome, pode apostar no poder da chia para uma ajudinha extra.

Benefícios da chia para a dieta

Gel poderoso

Quando consumida, ela tem a capacidade de aumentar até 12 vezes o seu tamanho. Ou seja, ao comer apenas 1 colher (sopa), que é a porção recomendada de consumo diário, é como se fosse ingerida uma quantidade muito maior. Isso acontece pois, no estômago, o alimento começa a absorver água e formar um gel, que ocupa parte do espaço. “São as fibras solúveis as responsáveis por formar um bolo alimentar que proporciona sensação de saciedade”, informa a nutricionista Carolina Chica.

É esse gel que também reduz a absorção de açúcares e gorduras durante a digestão. Assim, além de ajudar no processo de emagrecimento, ele contribui para a redução das taxas de colesterol no sangue e na prevenção do diabetes.

Colher de pau com semente de chia

Foto: iStock.com/Getty Images

Cálcio emagrece!

Muito presente no grão, esse mineral, junto com a vitamina D, é conhecido por ajudar na prevenção da osteoporose. O cálcio é indispensável para manter a massa óssea e trabalha junto com a vitamina D e, apesar desse ser um dos benefícios mais conhecidos, o nutriente também favorece a dieta. Em um estudo da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, pesquisadores analisavam as propriedades do cálcio no controle da hipertensão e, por acaso, descobriram seu efeito emagrecedor.

Os participantes do estudo consumiram dois copos de iogurte por dia, durante um ano. Segundo os autores, ao final, eles apresentaram uma pressão arterial mais baixa e alguns quilos a menos. Assim, eles constataram que uma dieta pobre em cálcio dificulta a queima de gorduras, pois as enzimas responsáveis por isso acabam sendo reduzidas.

Sem fome

As fibras são um dos elementos mais importantes da nossa alimentação. Elas são carboidratos complexos que o organismo não consegue digerir nem absorver, mas, mesmo assim, promovem diversos benefícios. Por isso, consumir uma média de 30g do nutriente diariamente é o suficiente para prevenir desde uma simples prisão de ventre até problemas mais graves, como doenças cardiovasculares.

E, para complementar o cardápio, a chia deve estar presente todo dia ou intercalada com outras sementes, como a linhaça. Como fazem o intestino funcionar regularmente, as fibras contribuem para reforçar o sistema imunológico, já que o órgão está diretamente envolvido com as defesas do corpo. O consumo regular de fibras também pode ajudar a diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições, já que dá a sensação de saciedade.

Isso ocorre pois as fibras do tipo solúvel têm a capacidade de formar um gel que permanece por mais tempo no estômago, dando a impressão de que está “cheio” antes da hora e fazendo com que a fome demore para voltar. “O consumo diário de fibras retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e a velocidade do trânsito intestinal”, complementa a nutricionista Elaine Pádua.

Barriga de mulher magra, com top rosa e calça preta

Foto: Shutterstock.com

Mais uma força

As fibras não são os únicos nutrientes aliados na luta contra a balança. O ômega 3, presente em grande quantidade na chia, regula a liberação do hormônio leptina – que controla o apetite. Ele também reduz o acúmulo de gordura abdominal, como mostrou um estudo da Universidade de Navarra, na Espanha.

Foram avaliadas 32 pessoas divididas em dois grupos – ambos seguiram uma dieta de baixo valor calórico, mas um consumiu mais ômega 3, ingerindo peixes três vezes por semana. Esse grupo perdeu mais peso e mais medidas na barriga.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Inchaço, dor de cabeça, cólica, mau humor... Livre-se hoje mesmo desses e de outros sintomas da TPM, sofridos pela maioria das mulheres em todo o mundo!

Estilo de vida

Existem três tipos diferentes de aprendizagem: a visual, a auditiva e a cinestésica. Normalmente, cada pessoa traz um dos tipos mais desenvolvido.

Mundo místico

Em seus estudos sobre a mente inconsciente, o pai da psicanálise buscou desvendar os processos dos sonhos, elencando-os em seis categorias

Estilo de vida

Para você não esquecer mais de coisas importantes, o Portal Alto Astral separou algumas técnicas de memorização para tentar no dia a dia.

Estilo de vida

No seu livro A Arte da Guerra, Sun Tzu estabelece as leis da liderança, ou seja, sistemas de comando que auxiliam o bom andamento da empresa!

Estilo de vida

O inchaço é um fator que prejudica muitas mulheres e é muito simples de se resolver! Veja dicas de como acabar com o inchaço e deixar a barriga leve

Estilo de vida

Conheça quais alimentos são considerados aceleradores do metabolismo e insira-os na sua dieta e acabe com os quilinhos a mais

Moda & Beleza

Confira aqui 15 inspirações de looks com franjas que irão te ajudar na hora de montar o seu e mergulhar de vez nessa tendência.