Check-up: principais exames para cada idade

Evite diversas doenças e antecipe os cuidados com a saúde através dos principais exames médicos para cada fase de sua vida

None
FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 13:19
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao comprar um car­ro, as orientações dos especialistas são: para maior desempenho e duração da máquina, são neces­sários cuidados preventivos como revisões agendadas, antes que ele apresente qualquer ruído ou problema de funcionamento.

A lógica é a mesma para a máquina humana, uma vez que a preven­ção é uma das principais práticas quando o tema é longevidade.

“Sempre devemos priorizar a pre­venção, atitude muito mais sábia e efetiva que tratar doenças já instaladas”, destaca o especialista em medicina integrativa, acupuntura e homeopatia Roberto Debski.

O profissional ainda destaca que, ao se precaver e manter um estilo de vida ativo, menor será a neces­sidade futura de medicamentos e terapias em sistemas de saúde. Vale a pena investir desde cedo, não é mesmo?

exames-para-cada-idade-medico

Foto: iStock.com/Getty Images

Para os primeiros anos de vida

Ao nascer 

Teste do pezinho

É o principal exame para recém-nascidos. É feito quando o bebê completa 48 horas de vida, através de uma amostra de sangue coletada com um furinho no calcanhar.

O exame pode detectar doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas (hipotireoidismo, rubéola, toxoplasmose, etc.), capazes de provocar lesões irreversíveis, como problemas mentais.

Teste do olhinho

Uma lanterna manipulada por um pediatra ou oftalmologista. Essa técnica serve para investigar catarata congênita, glaucoma, cegueira e outros problemas.

Para isso, o exame observa o reflexo que vem das pupilas: em tons de vermelho quando os olhos estão saudáveis.

Teste da orelhinha

Investiga problemas auditivos. Pode ser feito com o bebê dormindo, por ser rápido e indolor, já que utiliza apenas um fone acoplado a um computador.

cuidados com o bebe

Istock/Getty Images

A PARTIR DOS 2 ANOS

Glicemia e colesterol

Quando a criança possui na família histórico de problemas cardiovasculares, esses exames, feitos a partir da coleta de sangue, são indicados.

Exame oftalmológico

A indicação é de que seja feita nessa idade para verificar a existência de estrabismo e erros de refração, como miopia e hipermetropia, e, se necessário, tratá-los com antecedência.

Anemia

Pela análise da coleta de sangue é possível avaliar as células sanguíneas e diagnosticar a anemia, doença que causa fraqueza e atraso no desenvolvimento, e na maioria das vezes pode ser combatida com alimentação correta.

Para as demais idades

exames-para-cada-idade

Imagem: Editora Alto Astral

Saiba mais:

Exames que toda mulher deve fazer

Saiba a importância de fazer o autoexame da tireoide

Conheça o caminho da alimentação saudável

Consultoria Roberto Debski, especialista em medicina integrativa, acupuntura e homeopatia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.