Afaste a gripe com a ajuda de chás naturais!

Fácil e prática os chás são alternativas naturais para o tratamento de doenças como gripes e resfriados. Veja 5 receitas de chás com poder curativo!

None
Aposte na medicina natural para afastar doenças. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/05/2017 às 13:30
Atualizado às 13:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Por possuir água, os chás tendem a hidratar e, por causa das ervas, trazem benefícios terapêuticos para o nosso organismo. A hortelã, por exemplo, “tem ação antisséptica, expectorante, antifúngica e antiviral. Também alivia dores reumáticas, inflamações dentárias e é antioxidante”, lista a nutricionista Aurea Regina Marins Astulla. Os chás, consumidos quentinhos aliviam os sintomas da gripe e fazem bem à saúde, colaborando para uma imunidade de “ferro”. Confira a seguir 5 dicas!

 Métodos para fazer chás 

Decocção: ferve-se a água com as ervas. Deve ser usada no preparo de chás com sementes, raízes, cascas e frutos secos.

Maceração: as ervas são amassadas e depois coloca-se a água. Deve agir por 12 horas. É usada para plantas e ervas que demoram mais para liberar seus princípios ativos.

Infusão: as ervas são adicionadas depois que a água ferve. A infusão é indicada para chás com frutos, flores e folhas. Quando for usar as ervas frescas, lave-as bem em água corrente.

Observação:

Ao iniciar seu tratamento com chás, atente-se para o fato de que algumas ervas não podem ser consumidas por longos períodos e observe as contraindicações, presente no final das receitas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.