Conheça os chás naturais que aliviam os sintomas da ansiedade!

A ansiedade é um problema que atinge muitos brasileiros. Saiba como amenizar esse problema com chás naturais! Lembre-se: nunca dispense tratamento médico!

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/10/2016 às 12:28
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas são usadas como medicamentos há muito tempo e, com o dia cada vez mais atribulado, as ervas são excelentes opções para quem quer cuidar da saúde e ainda, espantar o estresse. Seja de camomila ou erva-cidreira o bom mesmo é apostar nos chás naturais para se sentir mais calmo!

xicara-de-cha-natural-de-camomila

FOTO: shutterstock

Camomila

A camomila (Matricaria Chamomilla), famosa pelo aroma e o poder sedativo, alivia o estresse, os sintomas da depressão e outros males. “Acessos de raiva, úlceras estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo, ansiedade, entre outras doenças, têm como grande causador o estresse. Porém, essas doenças são apenas a ponta do iceberg”, destaca o terapeuta Paulo Edson Reis Jacob Neto, especialista em psico-homeopatia. O chá ainda pode ser tomado à noite, proporcionando um sono mais calmo e tranquilo.

Para dormir melhor

Ingredientes:
• 1 copo (250ml) de água
• 1 colher (chá) de flores secas de maracujá
• 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila

Modo de preparo
Coloque o maracujá e a camomila em uma xícara (250ml). Leve a água ao fogo e desligue antes de ferver. Despeje a água sobre o maracujá e a camomila. Abafe por 10 minutos, coe e beba 30 minutos antes de se deitar.

Contraindicações: gestantes e pessoas com pressão arterial baixa não devem consumir maracujá.

cha--natural-de-erva-cidreira

FOTO: shutterstock

Erva-cidreira

Essa erva, que é popularmente conhecida por Melissa devido ao seu nome científico Melissa Officinalis, é excelente para quem está sofrendo com estresse. Ela é extremamente calmante, combatendo insônia, tensão nervosa e ansiedade. Por isso, também pode ser acrescentada aos banhos de imersão para acalmar crianças hiperativas. As mulheres também podem usar para aliviar os sintomas da TPM, como cólicas e irritabilidade, além de amenizar problemas digestivos causados pelo estresse.

Para acalmar

Ingredientes:
• 1 colher (chá) de erva-cidreira picada
• 1 xícara (200ml) de água
• Suco puro de 1/2 limão
• Mel e gelo a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e beba em seguida.

Texto: Amanda Araújo

Consultoria: Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta e especialista em psicohomeopatia; José Bassit, especialista em medicina complementar e fitoterapia

LEIA TAMBÉM

Como a alimentação pode ajudar a controlar a ansiedade?
Como combater a ansiedade na dieta?
Descubra como você pode diminuir a ansiedade

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.