Chá-mate auxilia a diminuir medidas. Saiba como!

Entenda o efeito termogênico do chá-mate e saiba como essa bebida consegue diminuir medidas, promovendo o emagrecimento saudável

None
FOTO: Istock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/10/2016 às 12:40
Atualizado às 11:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem não gostaria de subir na balança e notar que aqueles quilinhos extras já não existem mais? Como o número de pessoas que se preocupam com a boa forma sem deixar de lado uma alimentação saudável e balanceada está aumentando, várias dietas de emagrecimento têm surgido para auxiliar nesse processo. Contudo, é preciso ficar atento e consultar um nutricionista antes de começar, para saber qual o tipo certo para o seu organismo. Uma coisa é certa: cada vez mais essas novas dietas estão recorrendo às opções da natureza, como sementes, plantas, sucos naturais e também os chás com o objetivo de garantir melhores resultados. E, da mesma forma como o chá verde ficou famoso por suas propriedades detox, descobriu-se que o chá-mate também pode ser um poderoso aliado das dietas de emagrecimento. “Isso ocorre devido à presença de cafeína em sua composição, que promove um efeito lipolítico (quebra de gordura) e termogênico, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de energia pelo organismo”, explica a nutricionista Bruna Murta.

folhas de chá mate

FOTO: Istock

O mate e suas propriedades

Além disso, o chá ainda possui propriedades diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas que, quando acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como também contribuem para o ganho de medidas. Outras vantagens da erva-mate para enxugar as gordurinhas: reduz o apetite e acelera o metabolismo. Todos esses benefícios reduzem medidas, limpam o organismo e aceleram a perda de peso. Segundo a nutricionista Carolina Berger, também existem estudos que mostram efeitos positivos na união da erva com o guaraná para a diminuição do apetite, pois essa combinação retardaria o esvaziamento do suco gástrico.

Invista nas combinações

De acordo com Bruna, para o emagrecimento, associado ao uso do chá, é importante que a pessoa tenha bons hábitos alimentares e inclua no cardápio cereais integrais, legumes, verduras, frutas, oleaginosas e grãos, ou seja, alimentos que além de possuírem alto valor nutricional, são fontes de fibras e promovem saciedade. Além disso, é essencial a redução do consumo de frituras, doces, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras saturadas, bem como a prática regular de atividades físicas.

Quantidade ideal

Para auxiliar no emagrecimento é indicado consumir, no mínimo, 1 litro de chá por dia, equivalente a cinco xícaras e, no máximo, 1,5 litro. “Evite o consumo próximo das principais refeições, pois a cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio”, recomenda Carolina. E, pensando em um processo de perda de peso, o ideal é que a quantidade de açúcar seja reduzida. “Quanto menos açúcar, melhor será o efeito lipolítico da planta, afinal você está usando uma planta com propriedades termogênicas e o consumo de açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal e aumento de peso, por aumento da resistência à insulina”, sugere o nutricionista esportivo Márcio Leandro Ribeiro de Souza.

Atenção!

A princípio, o consumo do chá-mate é livre para qualquer pessoa. Contudo, algumas podem ser mais sensíveis a esse tipo de bebida, apresentando alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, irritação na boca, dor de estômago, insônia e até mesmo taquicardia. Além disso, devido à presença de cafeína, pessoas que apresentem gastrite, úlcera e problemas cardiovasculares devem ter cuidado ao consumi-lo. Por isso, é importante ressaltar que, apesar dos inúmeros benefícios oferecidos pela erva, caso a pessoa note algum desses sintomas deve procurar ajuda de um profissional, médico ou nutricionista.

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.