Chá de hibisco ajuda a reduzir gordura no fígado

A esteatose hepática pode causar sérios problemas de saúde, mas o chá de hibisco pode ajudar a reduzir o acúmulo de do fígado. Confira!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 18:50
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Três em cada dez brasileiros sofrem de excesso de gordura no fígado, chamada de esteatose hepática. Se não tratada, a doença pode levar à cirrose, câncer de fígado e até transplante do órgão. No estágio inicial a doença não apresenta nenhum sintoma, o que dificulta o tratamento precoce.

fígado humano com gordura

Foto Shutterstock.com

Normalmente o fígado já possui pequenas quantidades de gordura, mas, quando esta ultrapassa 10%, ele está em um quadro de esteatose: continua trabalhando, mas sobrecarregado e inchado. Mas, uma boa notícia pode alegrar quem sofre com o problema: o chá de hibisco pode atuar auxiliar na redução da gordura.

Ajuda do hibisco!

xícara com chá de hibisco e flores em volta

Foto iStock.com/Getty Images

A esteatose surge devido aos maus hábitos – alta ingestão de bebida alcoólica, má alimentação e sedentarismo são alguns dos fatores que colaboram para o surgimento da doença. “A perda de peso corporal e consequente gordura corporal é o ponto fundamental para a regressão do quadro. Portanto, o tratamento principal baseia-se na reeducação alimentar e mudanças de hábitos”, aponta a nutricionista Vanessa Gama.

Por ser um poderoso aliado do emagrecimento, o hibisco pode colaborar também para a eliminação de gorduras do fígado. “O chá de hibisco é um potente antioxidante e auxilia na perda de peso, pois além de eliminar radicais livres e ser diurético, estudos demonstraram que ele evita o acúmulo de gordura. Se ele ajuda a emagrecer, ele auxilia no tratamento da esteatose. Ao perder peso, a esteatose também é revertida”, explica Vanessa. Mas, atenção: o chá de hibisco entra como um complementar no tratamento, ok? 

Saiba mais:

Receita de gelatina de frutas e chá verde

Como o cérebro reage com o chá Santo Daime

Sódio em excesso: entenda os riscos!

Consultoria: Vanessa Gama, nutricionista da Clínica Benesse

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.