ESTILO DE VIDA

Chá: guia do preparo ideal

Para esta saborosa bebida trabalhe ao máximo em prol da saúde, é preciso seguir dicas especiais durante o preparo. Aprenda a fazer o seu chá!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 19:32
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que o delicioso chá do dia a dia trabalhe ao máximo em prol da saúde, é preciso seguir dicas  de preparo especiais. Isso porque eles precisam ser feitos de uma maneira específica para que suas propriedades sejam mantidas e o sabor ressaltado. Veja como não errar na hora de preparar um saboroso chazinho e aproveite todas as vantagens dessa bebida milenar!

chá-tipos-de-ervas-como-preparar-uma-bebida-perfeita

FOTO: Istock.com/GettyImages

Saiba mais!

A bebida ideal para cada idade

As vantagens da erva-mate

Proteja sua casa com o poder das ervas

1- Fervendo a água

Embora esse passo pareça o mais simples de todos, existe uma regra para que o chá fique ainda melhor: use uma panela de aço inox e desligue o fogo assim que as bolhinhas de ar começarem a subir.

2- Infusão

É importante mergulhar a base do seu chá (erva, flor, raiz etc) na água pré-fervida e deixar devidamente tampado de 3 a 5 minutos. Depois desse período, para que o chá não fique amargo, é preciso coá-lo.

xícara-de-chá-como-preparar

FOTO: Istock.com/GettyImages

3- Adoçando

O ideal é beber o chá puro, mas se a erva for muito amarga ou o seu paladar não permitir, procure utilizar adoçantes naturais (como stévia ou sucralose) ou, dependendo do sabor, 1 colher (café) de mel para cada xícara (200ml) de água.

4- Armazenamento

Embora beber o chá logo após seu preparo seja o mais indicado, caso queira armazená-lo, siga esta regra especial: “Se for feito pela manhã, guarde em uma garrafa térmica ou jarra de vidro (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira e consuma durante o dia. Jamais reserve o que sobrou para o dia seguinte”, alerta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular