ESTILO DE VIDA

Chá amarelo: conheça a bebida que seca gordura

O chá amarelo é da mesma família do chá verde e é ainda melhor para emagrecer. Conheça mais sobre essa erva e a inclua em sua dieta!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 20:00
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Depois da boa aceitação no Brasil dos chás verde, preto, branco e vermelho, chegou a vez do chá amarelo. Tantos comentários sobre a bebida têm um fundamento: ela consegue ser tão eficiente no emagrecimento quanto os demais chás coloridos, com o benefício de ser muito mais saborosa.

Xícara de chá branco decorada com flores

Foto: iStock.com/Getty Images

Chá poderoso

Assim como os outros chás com cor, o chá amarelo também é feito a partir da planta Camélia sinensis. A diferença fica por conta do preparo que procede sua colheita, responsável por garantir a tonalidade amarelada. “O chá amarelo é colhido numa época específica do ano e passa por um lento processo de secagem e fermentação, garantindo que ele consiga manter uma alta concentração de polifenóis, um dos mais potentes antioxidantes da natureza”, explica Jacqueline Dias Fernandes, nutricionista de Portugal. “Apesar de possuir um sabor mais suave e menos amargo do que os chás verde e branco, ele está tão carregado com as substâncias termogênicas quanto o restante dos chás. Por esse motivo, o chá amarelo é tido como uma bebida de requinte no Oriente, podendo ser consumida apenas por determinadas classes”, complementa.

Queima calorias

Mas, afinal, quais as vantagens do chá amarelo para quem está querendo emagrecer? Por ser termogênica, essa bebida acelera o metabolismo e estimula o gasto calórico. A bebida ainda é rica em uma substância chamada catequina, que ativa a transformação da gordura e dos açúcares do corpo em energia. Em outras palavras, ela possibilita que a gordura localizada seja queimada mais rápido. Para dar uma mãozinha à dieta sem prejudicar a saúde, tome nota! Consuma duas xícaras (400ml) do chá amarelo por dia, de preferência na sequência do almoço e do jantar. “Assim, o chá ajudará no processo digestivo e ainda irá acelerar a combustão das gorduras e açúcares”, acrescenta a profissional. Na hora de adoçá-lo, procure não utilizar açúcar refinado, que pode comprometer suas boas propriedades. Troque o alimento por adoçante à base de estévia, açúcar mascavo (que é rico em ferro) ou tome a bebida ao natural, uma vez que ela possui um sabor adocicado e suave.

SAIBA MAIS

Perca peso comendo alimentos termogênicos

Qual a melhor hora para ingerir cada alimento?

Dicas para acelerar o metabolismo

Contraindicações do chá amarelo

Assim como as outras bebidas, o chá amarelo também pode fazer mal a algumas pessoas. Hipertensos devem evitá-lo, pois ele acelera o ritmo cardíaco. O chá ainda é contraindicado para quem sofre de osteoporose, gastrite ou alguma outra inflamação no aparelho digestivo, artrite reumatoide e anemia. Por ser rico em cafeína, evite consumi-lo após as 19 horas, para não estimular um quadro de insônia.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Jacqueline Dias Fernandes, nutricionista de Portugal