Cérebro saudável é igual a maior concentração

Uma concentração turbinada exige muito mais do que foco em uma tarefa. Para isso, você precisa se preocupara primeiro com a saúde do seu cérebro

- FOTO: iStock.com/Getty Images

De acordo com a psicóloga Sheila Molchansky, realizar a manutenção da saúde do cérebro é uma das alternativas para que o poder de concentração aumente. Para isso, atividades respiratórias meditativas e induções mentais feitas com música podem ser grandes aliados.

A psicóloga ressalta, ainda, que essas atividades “ajudam a pessoa a entrar em um estado de consciência mais focado num determinado propósito, além de ativar áreas cerebrais ligadas ao raciocínio lógico e matemático que contribuem para aumentar a capacidade de concentração”.

cérebro saudável.jpg

FOTO: iStock.com/Getty Images

Para o psiquiatra João Jorge Cabral, testes mnemônicos e jogos recreativos são boas opções para melhorar a concentração. O profissional destaca, também, que o fator estresse – um dos elementos prevalecentes da distração -, deve ser contido. “Para manter o lado emocional controlado, é fundamental ter uma boa saúde física, sono adequado e bons pensamentos”, completa.

Atividades físicas, alimentação saudável e até auto-hipnose, com a utilização de exercícios mentais e visualizações, são medidas recomendadas para esse fim. O neurologista Martin Portner cita, ainda, a prática de meditação conhecida como mindfulness (mais detalhes na página 23) como ferramenta útil para o fortalecimento da concentração.

Deixe seu cérebro turbinado

1. Invista em jogos
Opções de jogos de tabuleiro, como o xadrez, desenvolvem o raciocínio rápido e exigem uma grande concentração dos praticantes. Aproveite para aprender e desenvolva seu foco e atenção.

2. Leia de forma diferente
Ao ler um texto, matéria ou livro, procure fazer perguntas do tipo “o que aconteceu?”, “aonde?”, “com quem?”. Isso fará com que você mantenha a concentração na leitura e lembre das informações por mais tempo.

3. Varie a rotina
Isso faz com que novas conexões cerebrais sejam ativadas, aumentando o número de estruturas neurofisiológicas. Dessa forma, a capacidade de compreensão e concentração aumenta.

4. Pratique atividades estratégicas para controlar a atenção
Procure adicionar à rotina atividades meditativas como o ioga, mindfulness e a auto-hipnose, que são aliadas para a concentração.

5. Escute música!
A música estimula diversas áreas do cérebro, melhorando o foco e trazendo outros benefícios para o organismo. Além disso, pesquisas mostraram que a música produz sensação de prazer e felicidade, mudando o humor.

 

Saiba mais!

10 dicas para melhorar a concentração

Concentração e foco: conheça as diferenças

 

Texto e entrevistas: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: João Jorge Cabral, psiquiatra, hipniatra e presidente da Associação Brasileira de Hipnose (ASBH); Martin Portner, neurologista e mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; Sheila Molchansky, psicóloga e sociopsicodramatista na policlínica Emílio Ribas e na Medmaster Saúde, ambas em Campinas (SP)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência