ESTILO DE VIDA

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: receber presentes desencadeia boas reações no cérebro. É o que descobriram alguns estudos científicos recentes

None
Image: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 14:44
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Receber presentes e presentear quem a gente gosta desperta boas sensações, mas pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca constataram, por meio de ressonância magnética, que basta observar um embrulho bonito para desencadear reações cerebrais.

O estudo foi publicado na revista inglesa New Scientist e revelou que a imagem do pacote desperta as áreas de comunicação verbal do cérebro, usada na leitura, e a área responsável por dar significado às coisas. Essa é a reação cerebral ao afeto, que fica mais intensa de acordo com o grau de proximidade e afetuosidade entre os envolvidos e da relação entre o presente e os símbolos de carinho. Uma rosa traz mais efeitos benéficos ao cérebro do que um carro importado, por exemplo.

Image: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Os presentes têm relação com a necessidade de sobrevivência em atitudes pró-sociais e amigáveis. Isso justifica as reações de prazer desencadeadas no cérebro. As reações diante de embrulhos bonitos também podem acontecer por conta de manifestações de carinho e generosidade. Quem realiza trabalhos voluntários tem reações bastante parecidas ao presentear alguém com um gesto de carinho.

Esses benefícios se relacionam ao bem-estar psicológico e o aumento da longevidade. Quando o cérebro vivencia essas reações de recompensa, há uma diminuição do estressee da pressão sobre ele, melhorando a condição de funcionamento dos neurônios. Mas isso só acontece com presentes sinceros e em ocasiões específicas que tenham significado. A banalização dos “agrados” pode anular esses efeitos.

Viva o neurônio!

Jorge Moll e uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Saúde, em Bethesda (EUA), apontaram que atitudes de generosidade, como serviços voluntários e doações, fazem o córtex subgenual, diretamente relacionado aos sentimentos mais agradáveis e prazerosos da vida, funcionar intensamente. Essa reação também auxilia na longevidade dos neurônios.

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato