Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar lesões cerebrais

Cérebro nota 10: escutar música, além de causar relaxamento, pode recuperar lesões cerebrais, além de ativar áreas responsáveis pelas emoções e criatividade

- Imagem: Shutterstock Images

Quem não gosta de ouvir uma boa música? Esse momento, além de divertido, também faz bem ao cérebro. Pode ser clássica, jazz e até o bom e velho rock’n’roll.

Conforme publicado no Cochrane Collaboration Reviews, a musicoterapia tem ótimos resultados no cérebro, especialmente para a recuperação de lesão cerebral adquirida (LCA). Quem sofre de LCA apresenta limitações nas funções motoras, problemas com linguagem, prejuízo cognitivo, processamento sensorial limitado e distúrbios emocionais. Esses sintomas desencadeiam efeitos negativos profundos na qualidade de vida do portador. Os terapeutas cognitivos utilizam a musicoterapia com o propósito de remediação cognitiva, auxiliando na reabilitação dos pacientes com nenhuma ou pouca medicação.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Uma pesquisa feita na Finlândia, publicada na Nature Neuroscience, descobriu uma nova técnica sobre o processamento cerebral das músicas que analisa a percepção do ritmo, dos tons e do timbre, classificando os sons em cores. Os estudos comprovaram que grandes áreas do cérebro, como as redes neuronais responsáveis pelas ações motoras, emoções e criatividade, são ativadas quando ouvimos música.

As áreas límbicas, associadas às emoções, estão envolvidas no processamento do ritmo e dos tons. A compreensão do timbre depende da associação com a criatividade e a imaginação. Já os pulsos musicais acionam áreas relacionadas às ações motoras; daí a ideia de que música e movimento estão intimamente relacionados.

Além dos efeitos físicos desencadeados pela musicoterapia, a dopamina liberada no organismo, que funciona como um neurotransmissor, promove uma sensação de bem-estar. O nível de liberação da dopamina varia de acordo com a emoção e o prazer, por isso a música é tão eficiente nos tratamentos contra a depressão.

Som relaxante

“Escutar música promove um relaxamento no indivíduo através de uma interação entre o córtex auditivo e a amígdala, culminando na diminuição do nível de cortisol secretado pelas glândulas suprarrenais. Isso reduz o estresse e seus efeitos nocivos sobre o sistema nervoso”, diz Célia Roesler, neurologista da Academia Brasileira de Neurologia.

 

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência