Connect with us

O que você está procurando?

Cérebro nota 10: substâncias presentes no champanhe fazem bem ao coração e podem prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). Veja o que diz essa pesquisa!
- Imagem: Shutterstock Images

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: substâncias presentes no champanhe fazem bem ao coração e podem prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). Veja o que diz essa pesquisa!

As pessoas costumam esperar pela virada do ano ou por alguma comemoração especial para abrir a garrafa de champanhe e se render à tentação. Mas pesquisadores britânicos da Universidade de Reading revelaram que tomar um pouco de champanhe faz bem ao coração e ao cérebro.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Beber duas taças de vinho tinto por dia é eficiente para a saúde do coração e do sistema circulatório. A presença de polifenóis que, por sinal, não existem no vinho branco causa os benefícios. Sendo assim, o champanhe se assemelha ao vinho tinto. A pesquisa coordenada pelo professor Jeremy Spencer afirma que duas taças de champanhe por dia também são ótimas para o coração, a circulação e o cérebro.

Os benefícios são os mesmos do vinho tinto, já que ambos são produzidos a partir de tipos iguais de uva: pinot meunier, pinot noir e chardonnay. Esses mesmos polifenóis benéficos também são encontrados em chás, azeites, cebola, alho e brócolis. Mas beber champanhe é muito mais prazeroso, não é verdade?. Ao ingerir a bebida moderadamente, os polifenóis são absorvidos pela circulação e agem no sistema vascular, diminuindo a remoção natural de óxido nítrico pelo sangue, molécula que controla a pressão arterial.

Com a estabilização da quantidade de óxido nítrico, a pressão arterial é controlada e o fluxo sanguíneo corre naturalmente pelo corpo. Isso equilibra a pressão sanguínea no cérebro e reduz os riscos de um acidente vascular cerebral (AVC).

Alta pressão

A causa dos AVCs está no aumento inesperado da pressão arterial pela instabilidade do óxido nítrico no sangue. Sem essa ameaça, a saúde do cérebro fica preservada e sua longevidade é aumentada.

 

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato

Advertisement

Estilo de vida

Cérebro nota 10: seguir uma religião ou expressar sua fé pode oferecer vários benefícios à mente, segundo duas pesquisas científicas

Estilo de vida

Cérebro nota 10 : jogar Angry Birds pode beneficiar o cérebro de pessoas portadoras da doença de Alzheimer. É o que revelou uma pesquisa científica

Estilo de vida

A meditação envolve diversas áreas cerebrais colaborando para o bem-estar integral do organismo. A seguir, confira 5 benefícios incríveis dessa prática!

Estilo de vida

O osso é um tecido vivo, que vai sendo desgastado ao longo de toda a vida. No entanto, algumas pessoas sofrem com uma maior perda.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: receber presentes desencadeia boas reações no cérebro. É o que descobriram alguns estudos científicos recentes

Estilo de vida

Cérebro Nota 10: com o passar do tempo, o cérebro perde volume e conexões entre os neurônios. Veja o que causa essa perda e como o próprio órgão pode se recuperar

Estilo de vida

Cérebro nota 10: cientistas descobriram algo que pode prevenir o surgimento de doenças como Alzheimer e Parkinson. O segredo está em como você se alimenta

Estilo de vida

Cérebro nota 10: além de garantir momentos de muita diversão, jogar videogames também oferece alguns benefícios para o cérebro. Descubra quais!