ESTILO DE VIDA

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10 : jogar Angry Birds pode beneficiar o cérebro de pessoas portadoras da doença de Alzheimer. É o que revelou uma pesquisa científica

None
Imagem: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 14:39
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Jogos que exigem foco, como o game Angry Birds, são ótimos aliados da saúde cerebral: eles melhoram a memória e previnem ou adiam a doença de Alzheimer. Segundo os cientistas, jogar é cientificamente bom e impulsiona a atividade cognitiva do Homo sapiens.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A pesquisa, publicada pelo jornal Archives of Neurology, foi feita com 65 pessoas, sendo dez portadores da doença de Alzheimer, 11 voluntários jovens e os 44 restantes já idosos. Os participantes foram entrevistados várias vezes durante seis anos a respeito de seus hábitos, além de serem submetidos a exames regulares de ressonância magnética.

O objetivo era analisar as medidas cerebrais considerando a participação dos indivíduos em atividades cognitivas (leitura, escrita, jogos) e exercícios físicos de cada grupo. O resultado apontou que os participantes que estimulavam o cérebro com frequência realizando atividades que exigem foco, como jogar Angry Birds, resolver palavras cruzadas ou jogar Sudoku, desenvolveram menos proteínas amiloides, causadoras do Alzheimer e das dificuldades de memória. Essa baixa produção afasta ou minimiza a doença e mantém o cérebro saudável por mais tempo.

O resultado mostrou que os benefícios são independentes de condições de saúde e idade, sendo válidos para os três grupos. A Associação Alzheimer declarou que o estudo contém alguns dados inovadores sobre a possível relação entre fatores de risco controláveis e as mudanças cerebrais que apontam a doença de Alzheimer.

Angry Birds na aula

A eficiência de se jogar o game para estimular o cérebro envolve os desafios do jogo e os conceitos de trajetória e de parábola. Ele é utilizado até mesmo para explicar arremesso parabólico e balística em aulas de física

Angry Birds está disponível para baixar no celular ou tablet, para os sistemas Android, iOSWindows Phone e BlackBerry OS.

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato