Qual o máximo de informações que o nosso cérebro pode armazenar?

Os neurônios e as conexões possíveis na mente humana podem chegar a dezenas de bilhões, o que nos faz pensar no limite do cérebro para armazenar dados.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/01/2017 às 08:56
Atualizado às 16:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não há um consenso se existe um limite de informações que o cérebro consegue armazenar. O número de neurônios na mente humana pode chegar a dezenas de bilhões e as conexões possíveis entre eles também é grande. Esses números impressionantes nos fazem crer que a capacidade de armazenamento cerebral é infinita. Porém, isso cria um paradoxo com a nossa incapacidade de gravar fatos diversos.

cérebro, dados, informações, armazenar

Foto: Shutterstock

O coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, Renato Anghinah explica que quando uma memória cai em desuso, o cérebro a esquece. Algumas delas podem ser extintas ou mesmo reprimidas, que deixam as memórias menos acessíveis, porém sem extingui-las por completo, conforme explica o professor de neurologia Iván Izquierdo em seu livro “A arte de esquecer”. Além delas, a memória pode ser bloqueada em sua origem (por um trauma, por exemplo) ou mesmo reprimida.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Iván Izquierdo, professor de neurologia da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano.