Saiba como funciona o cérebro e de que maneira ele processa os dados!

O cérebro é o grande responsável por tudo que aprendemos e adquirimos durante a vida. Saiba de que maneira a memória é guardada e transmitida!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/11/2016 às 11:48
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Embora o funcionamento do cérebro ainda não tenha sido totalmente desvendado pela ciência, é possível traçar um pequeno roteiro de como os dados são processados na mente. Os neurônios (cerca de 100 bilhões) comunicam-se química e eletricamente, transmitindo mensagens que determinam guardar ou não cada dado recebido. A força das ligações neurais define se um novo conhecimento será armazenado pelo cérebro.

Cérebro papel mesa madeira

Foto: Shutterstock

Assimilação no cérebro

A captação de imagens, sons, movimentos e cheiros disparam ligações químicas entre os neurônios, ativando a memória de curto prazo, usada quando se quer guardar o número de um telefone a ser usado imediatamente.

Hipocampo

Região do cérebro que envia dados a diferentes regiões do córtex cerebral, desencadeando reações químicas mais profundas entre os neurônios. Quanto mais extensa e intensa a interação neural, melhor será a qualidade da memória.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Lobo frontal

É a estrutura responsável pelo processo de recordação, que coordena as diversas memórias, trazendo à tona as informações devidamente estocadas. Nele, a memória de curto e a de longo prazo se completam para formar o raciocínio.

Tipos de memória

  • Processual: que dá novas habilidades ao corpo. Usada quando se aprende a andar de bicicleta ou dirigir.
  • Episódica: exclusiva e pessoal, é formada pelos acontecimentos da vida de cada um, sejam eles positivos ou não. A comida do último almoço ou o primeiro amor.
  • Topocinética: permite noções de espaço, grava movimentos e registra posições corporais. Ativada quando você usa o GPS, por exemplo.
  • Semântica: guarda as palavras, os raciocínios e o sentido das coisas. Exige que as informações sejam repetidas.
  • Visual: registra rostos e lugares por onde você passou. Lembrou-se da paisagem do seu último passeio?

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM: