Connect with us

O que você está procurando?

Cérebro trabalha na produção de substâncias causadoras da sensação de ansiedade, mas fatores externos podem desencadear o distúrbio
- FOTO: Istock.com/GettyImages

Cérebro é o principal causador da ansiedade, mas fatores externos contribuem

Cérebro trabalha na produção de substâncias causadoras da sensação de ansiedade, mas fatores externos podem desencadear o distúrbio

O cérebro é o órgão à frente do funcionamento do corpo humano, influenciando na liberação de substâncias que acabam causando alguns sintomas quando ocorre uma reação ansiosa mais extrema.

Cérebro é o principal causador da ansiedade, mas fatores externos contribuem

FOTO: Istock.com/GettyImages

O psicólogo Odair Comin comenta que, em casos nos quais a pessoa passa por uma ansiedade mais generalizada, um estresse intenso toma conta do corpo e do cérebro. “Isso produz uma descarga elevada de cortisol, fazendo com que o fígado secrete mais glicose, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Há um enrijecimento muscular, além de a garganta ficar mais seca. O próprio sangue acaba por fluir muito mais rápido pelo corpo, o que, por vezes, produz palidez”, completa o profissional.

No dia a dia

Não é por menos que a ansiedade é considerada um dos males do século 21. Isso porque vivemos em uma sociedade em que o lema é produtividade, sendo cada vez mais exigida junto com essa eficiência uma boa qualidade. Mas, segundo Andreia Calçada, “tudo depende da personalidade de cada um, do nível de exigência individual e do perfeccionismo. A combinação desses fatores, quando em excesso, pode desencadear algum transtorno ansioso”.

No entanto, não se deve colocar essas situações estressoras como únicas causadoras dos distúrbios de ansiedade. Pois, como indica a psiquiatra Julieta Guevara, não há condições externas que originam por si só a patologia. Ou seja, o que deve ser levado em conta no diagnóstico é o encontro de experiências extremas com a vulnerabilidade para o quadro ansioso, como em casos de transtornos de estresse pós-traumático.

Já em casos de síndrome do pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), entre outros marcados pelos sinais da ansiedade, ocorre justamente o oposto. O distúrbio faz “a pessoa reagir exageradamente a estímulos que não justificam essa resposta. Isto pode produzir a falsa impressão de que alguns estímulos irrelevantes deflagram o transtorno. Mas, para o adoecimento, é preciso que a susceptibilidade abra espaço para a patologia se instalar”, conclui Julieta.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Andreia Calçada, psicóloga, psicoterapeuta e especialista em neuropsicologia; Julieta Guevara, psiquiatra e diretora da Neurohealth ó Centro de Métodos Biológicos em Psiquiatra, no Rio de Janeiro (RJ); Odair Comin, psicólogo e especialista em hipnoterapia.

Advertisement

Estilo de vida

Quando o assunto é a dentição infantil, existem diversos mitos que fazem diferença na hora de saber quais cuidados tomar para evitar problemas futuros

Estilo de vida

As férias são muito bem-vindas para realizar diversas brincadeiras que ajudam as crianças a desenvolverem ainda melhor suas habilidades e aprendizado

Estilo de vida

No verão, as mulheres costumam fazer dietas malucas. Contudo, o indicado é buscar maneiras responsáveis de entrar em forma, conciliando estética e saúde

Estilo de vida

Difícil encontrar alguém que não goste de um café passado logo cedo, não é mesmo? Sabia que além de gostoso ele ainda pode prevenir o câncer? Confira!

Estilo de vida

Segundo estudo recente, durante a gravidez o cérebro da mulher pode diminuir. Confira mais sobre como acontece esse processo!

Estilo de vida

A couve é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros. Além de saborosa, essa verdura ainda contribui para uma boa saúde. Saiba mais!

Estilo de vida

Além de ser muito nutritiva, a batata-doce vem ganhando espaço na alimentação dos brasileiros porque é eficiente contra os radicais livres. Saiba mais!

Estilo de vida

Pressão controlada, rejuvenescimento e coração blindado: esses são só alguns dos benefícios que o alho pode traze ter. Confira!