Connect with us

O que você está procurando?

O pensamento positivo tem um importante papel no combate à depressão. Veja como seu cérebro pode ajudar a superar o distúrbio.
- FOTO: Shutterstock.com

Seu cérebro pode ser um aliado para combater a depressão

O pensamento positivo tem um importante papel no combate à depressão. Veja como seu cérebro pode ajudar a superar o distúrbio.

A depressão, sem dúvida, é uma das doenças com maior potencial de abalar grande parte da capacidade psicológica e mental de uma pessoa. Apesar de o caminho para superar esse transtorno ser complexo, vencê-lo é uma realidade para muitos casos. Além da utilização de medicamentos, outras ações têm papel fundamental na hora de retomar o controle da situação. E estimular a atividade mental do indivíduo, com ações positivas e autoconfiança, pode ser, em muitos casos, um importante recurso para essas situações.

Pensamento positivo

“A mudança ocorre de dentro para fora e, por meio da terapia, essas pessoas podem mudar a mentalidade e os pensamentos depressivos”, aponta Paulo. Essa linha é uma das mais recomendadas para o tratamento de pessoas com a doença.

Seu cérebro pode ser um aliado para combater a depressão

FOTO: Shutterstock.com

Para a psiquiatra Maria Cristina de Stefano, tais recursos podem ser abordados por diversos métodos, desde a psicanálise até diferentes tipos de psicoterapia (individual, de grupo, de casal, entre outros). “Esses procedimentos devem levar a pessoa a refletir, repensar, reavaliar seus valores pessoais, sua autoimagem, autoconhecimento e fazer com que assuma as suas decisões e escolhas para o que ela considera como qualidade de vida”, reforça.

Assim, a força de vontade do paciente é fundamental para alcançar o resultado positivo durante e após o tratamento. “A mudança de mentalidade, de autoimagem, de depreciação e de tristeza e desânimo acontece em consequência do encontro consigo mesmo. Isso ocorre porque todos nós, sem exceção, temos a luz dentro de nós. Nos casos da depressão, acontece que alguns a abafam a ponto de não enxergá-la momentaneamente”, ilustra Júlia.

 

Veja mais:

Depressão: como identificar os sintomas para buscar ajuda

As diversas formas de se recuperar da depressão

Como o funcionamento do cérebro influencia a depressão?

Consultorias: Beatriz Breves, psicanalista e fundadora e presidente da Sociedade da Ciência do Sentir, no Rio de Janeiro (RJ); Cristiane Vilaça, psicanalista; Júlia Bárány, psicanalista; Maria Cristina de Stefano, psiquiatra; Paulo Paiva, psicanalista, coach e especialista em gestão de pessoas; Rodrigo Pessanha, psiquiatra.

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Com alguns minutos por dia, você pode transformar seu quintal e varanda em uma bela horta! Assim, você garante alimentos sempre frescos. Confira!

Estilo de vida

Alguns alimentos são tão saborosos que dá vontade de comer todos os dias. Mas, na maioria dos casos, eles prejudicam o organismo. Saiba quais são!

Estilo de vida

As salsichas fazem parte de uma infinidade de pratos, mas podem ser muito prejudiciais à saúde, reduzindo o tempo de vida das pessoas.

Estilo de vida

Apesar de ser uma doença silenciosa e quase não apresentar sintomas, a pressão alta causar inúmeros danos ao organismo, além de originar problemas graves como falência renal, infarto e AVC

Estilo de vida

Os multivitamínicos são recursos usados por muitas grávidas, mas eles podem não trazer benefícios para as mamães e para os bebês.

Estilo de vida

Gripes e resfriados trazem consigo a tosse, um baita incômodo. Confira abaixo 5 xaropes com mel para afastá-la de uma forma doce e saborosa!

Estilo de vida

O cérebro ainda esconde diversos mistérios. No entanto, existem algumas curiosidades desvendadas pela ciência -- confira 8 mitos e verdades

Estilo de vida

Quanto mais se espera para cuidar da saúde, mais problemas podem aparecer. Veja algumas dicas para manter uma vida saudável