ESTILO DE VIDA

Cenoura: saiba mais sobre o seu poder antioxidante e suas vitaminas!

Pele bronzeada e olhos saudáveis são os principais benefícios da cenoura. Mas você sabia que a raiz também é rica em antioxidantes poderosos? Leia!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/01/2017 às 12:38
Atualizado às 13:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é à toa que se indica o consumo de cenoura para quem quer pegar aquele bronzeado. O legume é um dos mais ricos em betacaroteno, uma pró-vitamina que é convertida em vitamina A no organismo. “O betacaroteno é uma substância responsável pela conservação da cor da pele, e auxilia na manutenção do bronzeado”, explica a nutricionista Clarissa Baia Bargas Uezima. Além disso, a vitamina A é fundamental para a saúde da visão, pele, mucosas, ossos, cabelos e sistema imunológico.

cenoura-beneficios-olhos

Foto: iStock.com/Getty Images

Só vantagens

O vegetal também é fonte de antioxidantes, agentes que combatem a ação dos radicais livres, substâncias que levam ao envelhecimento precoce das células do corpo, facilitando o aparecimento de doenças, como câncer, além do desgaste da pele, gerando rugas. “A cenoura ainda apresenta, em quantidades significativas, sais minerais como cálcio, potássio, sódio, zinco, selênio; fibras e vitaminas B6, B12, C e E”, afirma a nutricionista Luana Vasconcelos. Todos estes componentes refletem em um metabolismo saudável e com bom funcionamento, longe de doenças e cheio de energia.

Você sabia?

Originalmente as cenouras são roxas. Isso mesmo! A versão laranjada somente passou a ser cultivado no final do século 16, quando produtores holandeses foram surpreendidos com algumas cenouras mutantes. A diferença de cor se dá devido à falta da substância antocianina, que confere tons de roxo e azul às plantas. Há quem acredite que o tipo laranja se tornou mais popular na Holanda (e depois, para o mundo) devido a uma homenagem ao emblema da Casa de Orange-Nassau, que lutava pela independência do país. No entanto, ainda hoje é possível encontrar cenouras brancas e roxas em alguns lugares do mundo.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Clarissa Baia Bargas Uezima e Luana Vasconcelos, nutricionistas

LEIA TAMBÉM: