Cenoura: vem saber tudo sobre o alimento que protege sua pele e visão!

Quer ter a saúde da pele e da visão em dia? Então pode contar com a ajuda dos alimentos e em especial da cenoura. Confira as qualidades desse legume!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/02/2017 às 13:28
Atualizado às 13:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A cenoura é nativa do Afeganistão, um país localizado na Ásia. Há relatos de que ela é cultivada pelo homem há mais de 200 anos, sendo que por volta do século XI os mouros levaram a cenoura para a Europa Ocidental, mais especificamente para o Mediterrâneo. E, já no século seguinte, esse legume ganhou mais espaço, chegando à Índia e à China. De lá para cá, conquistou mais espaço, alcançando os mais variados países.

cenoura-alimento-saude-pele-visao

FOTO: Shutterstock

Pele sempre bonita

A cenoura ajuda a alcançar o bronzeado mais rapidamente e protege a pele dos danos do sol, devido à presença de antioxidantes e vitamina A em sua composição. Essas substâncias são capazes de melhorar a qualidade da pele, prevenindo a formação precoce de rugas, pele seca e manchas.

Do jeito certo

Para conservar esse legume por mais tempo, é importante guardá-lo na geladeira, dentro de saco de plástico próprio para alimentos. Porém, se forem armazenadas em condições naturais, as cenouras devem ser mantidas em local fresco e no abrigo de luz. No caso de preferir lavá-las antes de colocadas na geladeira, é fundamental não se esquecer de enxugá-las com um pano seco e limpo ou com papel-absorvente.

cenoura-alimento-saude-pele-visao

FOTO: Istock.com/GettyImages

Olhos protegidos

Sabe aquela história de que coelho não usa óculos? A brincadeira tem um fundo de verdade, já que a cenoura é um dos principais itens na alimentação do animal e é repleta de vitamina A, sendo que uma de suas principais funções é estar presente na composição das proteínas responsáveis pela reação dos olhos à luz, o que torna a visão possível, sendo essencial para a saúde ocular.

Corpo blindado

O vegetal também é fonte de antioxidantes, agentes que combatem a ação dos radicais livres, substâncias que levam ao envelhecimento precoce das células do corpo, facilitando o aparecimento de doenças, como câncer, além do desgaste da pele, gerando rugas. “A cenoura ainda apresenta, em quantidades significativas, sais minerais como cálcio, potássio, sódio, zinco e selênio, além de fibras e vitaminas B6, B12, C e E”, afirma a nutricionista Luana Vasconcelos.

Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.