Confira 7 mitos e verdades comuns sobre as causas de queda de cabelo!

As causas de queda de cabelo podem ser variadas, porém existem muitos mitos que envolvem esse tema. Confira alguns e entenda mais sobre esse problema!

None
"Quando você raspa a cabeça, pode a irritar o couro cabeludo e levar ao nascimento de fios mais finos, o que deixará a calvície mais aparente Foto shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2017 às 11:00
Atualizado às 14:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitas curiosidades, mitos e verdades envolvem as causas de queda de cabelo, um problema muito comum entre as pessoas. Para esclarecer melhor a situação, confira um tira-dúvidas e cuide de sua saúde capilar.

1. “Raspar a cabeça evita a calvície”

É normal muitos homens rasparem a cabeça já que estão perdendo os cabelos. Porém, alguns não fazem isso por questão de estética e sim pelo fato de acharem que de alguma forma essa atitude vai colaborar para o fim da queda de cabelo. E é claro, que essa pensamento está totalmente errado, pois a raspagem não colabora para que o folículo (local da raiz do cabelo) se desenvolva.

cabelo sendo lavado

Lavar o cabelo ajuda diminuir o problema de oleosidade que bloqueia o folículo Foto: shutterstock.com

2. “Lavar o cabelo com frequência faz mal”

Esse é outro mito, pois segundo especialistas o correto seria lavar os cabelos todos os dias ou a cada dois dias. Mas é claro, isso depende do cabelo de cada pessoa. E uma dica importante: quem tem a pele seca não precisa enxaguar o cabelo com frequência.

3.”Não se deve usar secador de cabelo”

Não precisa ser radical a ponto de não usar, basta tomar alguns cuidados, por exemplo, quando se usa o secador muito próximo e durante muito tempo, você pode causar queimaduras no couro cabeludo. Mas se você puder evitar o aparelho ou pelo menos usar o mínimo possível, faça isso!

queda de cabelo

Ficar um pouco de cabelo na escova pode ser mais normal do que você pensa Foto: shutterstock.com

4. “Evite escovar muito o cabelo”

A ciência não diz nada sobre isso. Normalmente o que acontece é o fio ficar preso no pente ou na escova e por isso muitas pessoas acham que o cabelo está frágil ou caindo. Fora essa impressão, não tem problema, pois escovar o cabelo aumenta a circulação sanguínea, ajudando no crescimento.

5.”Chapéu faz o cabelo cair”

Esse é um mito bastante conhecido.  Pode usar chapéu, só não deixe que ele aparte a cabeça, pois pode impedir a circulação do sangue, o que dificulta o crescimento do cabelo.

alimentação

As causas de queda de cabelo pode estar numa má alimentação, por isso invista em tudo que é saudável e nutritivo Foto: shutterstock.com

6. “A dieta afeta o cabelo”

Fato. A alimentação influência muito o corpo e as funções do organismo, por isso com o cabeço não seria diferente. Um exemplo,  é o fato da ausência das vitaminas danificarem a saúde dos fios. Se você é homem com tendência à calvície, um cardápio pobre intensifica a condição.

7. “Os esteroides aceleram a queda de cabelo”

Verdade. Alguns possuem altos níveis de di-hidrotestosterona, hormônio muito presente  na testosterona responsável pela alopecia androgenética – a calvície ligada à predisposição genética. O uso desses esteroides acelera o processo de calvície.

 Leia também:
TAGSCABELO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.