Descubra quais são as principais causas da andropausa

Você sabia que assim como as mulheres, os homens sofrem com os problemas hormonais da meia idade? Confira quais são as principais causas da andropausa!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/05/2017 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sofrer com a menopausa não é um problema apenas das mulheres. Os homens, a partir dos 50 anos, também padecem com os incômodos provocados pela queda de hormônios. O problema é conhecido como andropausa, caracterizado pela baixa nos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino produzido pelos testículos. Entenda melhor as causas da andropausa!

Possíveis terapias

Existem diferentes formas de se administrar a terapia de reposição hormonal masculina. Pode ser realizada por via oral (cápsulas ou comprimidos), intramuscular (por meio de injeções) e trans dérmica (adesivos). A reposição só é contraindicada para os homens que apresentam hiperplasia benigna ou cancro da próstata e pacientes com antecedentes familiares da doença. É essencial lembrar que há uma lista de doenças com os mesmos sintomas, por isso, devem ser excluídas antes de se pensar em andropausa. O exame médico e laboratorial é fundamental no diagnóstico, sendo, muitas vezes, necessários outros complementares, assim como a consulta com um especialista no assunto.

O melhor é prevenir-se

Uma das principais causas da andropausa é o sedentarismo e a alimentação desregrada. Uma boa opção é inserir os exercícios no dia a dia e afastar o problema! FOTO: iStock.com/Getty Images

A principal prevenção é procurar ter uma vida o mais saudável possível. Sem dúvida, os exercícios físicos atuam favoravelmente, bem como uma alimentação equilibrada. Deve restringir-se o colesterol e o açúcar, além de comer alimentos com maior teor de sais minerais e vitaminas, tais como, hortaliças e frutas. Não esqueça que o os cuidados preventivos e o apoio familiar são as melhores armas para a longevidade com saúde. ” O consumo exagerado de alimentos com elevado índice glicêmico, por exemplo, pode levar à andropausa”, explica Antônio Carlos Minuzzi, endocrinologista.

Principais sintomas

O problema pode começar com alguns do sintomas abaixo:

  • Depressão
  • Nervosismo
  • Queda de cabelo
  • Alterações de humor
  • Irritabilidade
  • Perda de vigor físico
  • Diminuição da densidade óssea
  • Diminuição da libido
  • Cansaço frequente
  • Perda de concentração e de memória

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Antônio Carlos Minuzzi, endocrinologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.