Connect with us

O que você está procurando?

Aproveitar todas as partes dos alimentos, além de uma ótima maneira de evitar desperdício, também pode trazer inúmeros benefícios ao seu organismo!
- Foto: Shutterstock.com

Cascas, sementes e talos podem ser as partes mais nutritivas dos alimentos!

Aproveitar todas as partes dos alimentos, além de uma ótima maneira de evitar desperdício, também pode trazer inúmeros benefícios ao seu organismo!

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial desperdiça 1,3 milhão de toneladas de alimentos todo ano. Uma dessas formas de desperdício acontece ao jogarmos fora partes que consideramos descartáveis nos alimentos. Quando fazemos isso, podemos estar, também, abrindo mão de diversos nutrientes benéficos para o nosso organismo. Entenda como é possível aproveitar ao máximo todos os ingredientes!

mulher segurando uma maçã com casca

Foto: Shutterstock.com

Organismo blindado

Muitas pessoas não sabem, mas cascas, sementes e talos podem ser mais ricos em vitaminas e fibras do que a própria fruta, verdura ou legume em si. “É o que acontece com a casca da laranja, por exemplo, que possui quarenta vezes mais cálcio do que a polpa. Já a semente da uva tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e melhoram a saúde do sistema cardiovascular, além de diversos outros benefícios”, afirma a nutricionista Maria Eduarda Ourivio. Além disso, todas essas partes que costumamos descartar possuem alto teor de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, para ajudar a eliminar a barriga estufada.

Utilize todas as partes dos alimentos!

Utilizar cascas, talos e sementes também nos leva à experimentação de novas receitas e sabores, fazendo com que o cardápio diário fique ainda mais diversificado. O abacaxi, por exemplo, é um alimento que possui inúmeros benefícios para a saúde e o emagrecimento. Mas se você quer potencializar o seu efeito, que tal utilizar a casca da fruta também? “Ela possui maior teor de fibras, vitaminas C e do complexo B, betacaroteno, cálcio, manganês, potássio e ferro do que a própria polpa. Além disso, pode ser consumida na forma de sucos ou chás, com propriedades digestivas e diuréticas”, afirma Maria Eduarda.

Consultoria: Maria Eduarda Ourivio, nutricionista da Clínica Vidhera, do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Para desvendar a relação entre chocolate e espinha, a dermatologista reponde aos 5 mitos e verdades sobre o chocolate e a pele. Confira!

Casa & Decor

Decorar o quarto de casal é uma tarefa que exige alguns cuidados para deixar o ambiente elegante sem abrir mão do conforto!

Casa & Decor

Esses lindos evestimentos podem ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes. Saiba onde aplicar as pastilhas na decoração para deixar a casa mais bonita

Casa & Decor

As arquitetas Natália Queiroz e Bruna Raid criaram um ambiente 3 em 1 que une cozinha funcional, sala de jantar e um espaço para as horas de lazer

Casa & Decor

Investir em revestimentos e determinadas peças de decoração é o segredo para alcançar aconchego no lar e deixar a casa preparada para os dias frios

Casa & Decor

O projeto da arquiteta Taciana Leme, todo à base em preto e branco, está em alta, mas é preciso tomar alguns cuidados para criar um ambiente aconchegante

Estilo de vida

Quando a fome bate é difícil controlar a vontade de ir até a cozinha, não é? Mas é possível. Saiba quais os alimentos que combatem os ataques à geladeira!

Estilo de vida

A alimentação saudável é uma maneira eficaz de conseguir proteger o corpo e afastar doenças, ao mesmo tempo em que ajuda no emagrecimento.