Casamento infeliz prejudica o coração, diz pesquisa

Apostar em um casamento feliz pode beneficiar a saúde do sistema cardiovascular. A pesquisa ainda apontou que esses efeitos são mais acentuados em mulheres

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 19:19
Atualizado às 11:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apostar em um casamento feliz e bem sucedido pode beneficiar a saúde do sistema cardiovascular. Pelo menos, é o que diz um estudo realizado pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, que informa que casamentos infelizes por muitos anos aumentam o risco das pessoas desenvolverem problemas cardíacos.

casamento-infeliz-prejudica-coracao

FOTO: Istock.com/GettyImages

Casamento blindado

Durante o estudo, os cientistas avaliaram 1.200 casais ao longo de 5 anos com participantes entre 57 e 85 anos de idade. Eles tiveram que responder uma série de questionários sobre a qualidade de seus casamentos. Além disso, os casais também forneceram informações sobre seu histórico de problemas cardiovasculares — como hipertensão e derrames — e passaram por exames laboratoriais periódicos.

Os pesquisadores descobriram que estar em um casamento ruim pode ter efeitos negativos para a saúde do coração, além de um declínio do sistema imunológico por conta do estresse passado na união. A pesquisa ainda apontou que esses efeitos são mais acentuados em mulheres.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.