Casa segura: pequenas adaptações podem evitar acidentes

Seguindo algumas dicas, é possível transformar os cômodos da casa em ambientes seguros para as crianças e para a família toda. Confira!

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/12/2016 às 12:23
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na infância, a vontade de explorar o mundo é grande. Em casa, tudo parece ser divertido e interessante: qualquer objeto colorido e de formato diferente chama a atenção. A criança também quer testar os seus limites e, se algo está quase ao alcance dela, vai se esforçar para conseguir pegar. Toda essa curiosidade, longe dos olhos dos pais, pode ser perigosa. Produtos de limpeza, panelas no fogão… O que antes pareciam objetos inofensivos, com crianças em casa precisam de alguns cuidados. No entanto, a maioria desses acidentes pode ser evitada tomando medidas simples em casa, já que mais da metade ocorre em ambiente doméstico.

casa segura criancas

Foto: Reprodução

Casa sem perigos

Seguindo algumas dicas, é possível transformar os cômodos da casa em ambientes seguros para as crianças e para a família toda. Confira!

Fora do alcance: toalhas compridas facilitam o acesso das crianças aos objetos em cima da mesa. Opte por toalhas que não ultrapassem as bordas da mesa e evite deixar à mão objetos que quebram com facilidade, como os de vidro ou porcelana.

Deixe claro: à noite, mantenha uma luz acesa no corredor, mesmo quando estiver dormindo. Isso faz com que os idosos caminhem com maior segurança pela casa.

Cuidado com o tapete: o melhor é evitar o uso de tapetes, mas, se não puder, opte por aqueles com borracha antiderrapante ou fixe-os no chão com fita adesiva.

Sem escorregar: se a casa tem escadas, é fundamental que possuam corrimão firme. Todos os degraus precisam ter fitas antiderrapantes.

casa segura crianca banho

Foto: Reprodução

Bem guardados: objetos pequenos como moedas, pilhas e botões não podem ficar à vista das crianças menores, que podem pôr na boca e engolir por acidente. Guarde tudo em gavetas trancadas ou armários de difícil alcance.

Na cozinha: se for utilizar o forno, mantenha as crianças longe da cozinha ou impeça-as de tocar no fogão. Prefira usar as bocas de trás e vire o cabo da panela para dentro. Essas medidas vão evitar queimaduras.

Tudo em ordem: mantenha produtos de limpeza na embalagem original e longe do alcance das crianças, de preferência em armários fechados. Baldes cheios d’água merecem cuidado especial, já que há o perigo de elas se afogarem. O chão deve estar sempre bem seco.

Para não tropeçar: certifique-se de que não há pisos quebrados e tacos soltos, o que representa perigo principalmente para os idosos. Fios de telefone, computador ou qualquer outro objeto eletrônico não devem ficar no chão e podem ser fixados na parede.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA MAIS: