Dicas essenciais para fazer o lar um ambiente sustentável

Descubra como deixar sua casa mais sustentável e torná-la um local que ajuda a controlar os danos ao meio ambiente a curto e longo prazo

None
Foto: Reprodução

por Giulianna Lombardi
Publicado em 05/06/2020 às 13:38
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidar e celebrar o planeta que vivemos é uma atividade para se exercer diariamente. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para fazer se seu lar uma casa mais sustentável e diminuir o impacto humano no ecossistema.

Cada vez mais a sociedade vem discutindo a necessidade de ampliar a preocupação sobre o meio ambiente e os impactos negativos que os homens geram sobre ele. Desmatamentos, poluição e extrativismo são alguns dos principais problemas que interferem na sobrevivência de outros seres vivos. Por isso, é imprescindível evitar desperdícios no dia a dia!

Torne sua casa mais sustentável para ajudar o meio ambiente

Consumo de água

Ficar de olho na quantidade de água que está sendo utilizada para realizar suas tarefas domésticas é essencial para manter uma casa mais sustentável. Um lar verde usa somente aquela quantidade extremamente necessária, sem realizar nenhum tipo de gasto supérfluo. Além disso, a reutilização também é essencial.

Energia

O alto uso de energia gera um dos maiores impactos na atmosfera. Por isso, é de suma importância projetar um ambiente que seja energeticamente eficiente. Algumas boas ideias são aproveitar o máximo da luz solar, tirar os eletrodomésticos das tomadas quando não estiverem em uso e apagar as lâmpadas sempre que possível.

Para ir além, também dá para investir em lâmpadas de LED, painéis solares e, ao comprar aparelhos eletrônicos, escolha aqueles que têm o selo Procel – que indica melhor eficiência energética.

Evite desperdícios

Sempre que sair para comprar alimentos, procure organizar-se antecipadamente para não acabar levando coisas demais e que vencem em um prazo curto. Crie uma rotina de alimentação para evitar que parte da comida seja descartada. O hábito, além de fazer bem ao meio ambiente, também fará verdadeiros milagres em sua saúde.

Lixo

Refletir sobre a quantidade de lixo produzida em sua casa também é importante. Procure comprar produtos que venham com menos embalagens ou pense em forma de reutilizá-las de alguma forma. Uma ideia é reciclar garrafas, potes e latas em sua decoração..

Plantas

Além de serem uma ótima alternativa para decorações mais “cleans”, as plantas ajudam a tornar o ambiente acolhedor e são capazes de controlar o microclima local para deixar a temperatura do espaço mais agradável. Desta forma, mantendo-as por perto, fica fácil dispensar o ar-condicionado em dias quentes.

Seja fonte de informação sobre o assunto

Sempre que possível, fale para aqueles que estão ao seu redor sobre os impactos da ação humana no ambiente. Isto é, utilizando, sem exceções, de informações verdadeiras. Explique de que forma eles podem começar a repensar os hábitos e se esforce para, acima de tudo, ser um bom exemplo!

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.