Carotenoides e seus principais auxílios na prevenção de doenças

Alimentos de tons alaranjados protegem a saúde da pele, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam o funcionamento dos pulmões graças aos carotenoides!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2017 às 12:45
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de ser atrativo, montar um prato colorido significa obter diferentes tipos de antioxidantes. Afinal, as variadas vitaminas, minerais e fitoquímicos são responsáveis pela coloração dos alimentos. Os vegetais alaranjados, por exemplo, são excelentes fontes de carotenoides. “Além de muita vitamina C e A, esses vegetais contêm alfa e betacaroteno, carotenoides com ação antioxidante, que fortalecem o sistema imunológico e são excelentes para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki.

Os carotenoides contribuem com o sistema imunológico

A cenoura possui uma grande quantidade de betacaroteno e vitaminas do complexo B, que auxiliam na prevenção de doenças do sistema imunológico e também dos problemas de visão. FOTO: iStock.com/Getty Images

Provitamina A

Quando ingerido, o betacaroteno é convertido em vitamina A, nutriente fundamental para a manutenção da saúde dos olhos e da pele. “A deficiência de vitamina A pode causar atraso no crescimento (em crianças), perda de peso, baixa imunidade e problemas de reprodução”, alerta a nutricionista Greice Caroline Baggio. A ingestão adequada da substância pode proteger contra conjuntivite, catarata, cegueira noturna, lesões e ressecamento da pele.

Onde encontrar os carotenoides

“Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de beterraba e caprichar em saladas com folhas verde-escuras ajuda a produzir uma montanha de carotenoides que conferem um bronzeado bonito e duradouro”, afirma Tamara. Vale ressaltar que o excesso de vitamina A pode ser prejudicial e tóxico ao organismo, causando sintomas como irritabilidade, gengivite, náuseas e fadiga. Porém, quando o nutriente provém do betacaroteno, o corpo tem a capacidade de excretar o excedente, prevenindo esses problemas.

Mais vantagens

Confira outros benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno!

  • Cenoura: “Apresenta quantidades significativas de minerais como cálcio, potássio, sódio, zinco e selênio, e vitaminas B6, B12, C e E”, diz a nutricionista Luana Vasconcelos. Por ser rica em fibras insolúveis, ajuda no funcionamento do intestino.
  • Tangerina: tem função diurética, auxiliando no combate aos inchaços.
  • Melão: por conter grande quantidade de água, hidrata o organismo. Também é rico em minerais como o potássio, que atua nas contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos.
  • Mamão: famoso por combater a prisão de ventre, contém papaína, enzima que melhora a digestão de proteínas.
  • Couve: um dos vegetais folhosos mais rico em cálcio, mineral que não pode faltar para a formação e manutenção dos ossos e consequente prevenção da osteoporose.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Greice Caroline Baggio e Luana Vasconcelos, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.