Carne magra pode ajudar a prevenir doenças cerebrais

Ricas em vitaminas do complexo B e proteínas, as carnes de cortes magros podem auxiliar na prevenção de diversas doenças cerebrais

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 12:43
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Vilãs ou mocinhas? As carnes sempre figuram no meio dessa balança. Elas podem pender para um lado ou outro, dependendo do tipo de consumo.

carne com batata

Foto: Shutterstock

Mais proteínas

As muito gordurosas podem ser um veneno para o organismo, porém, é nos cortes magros que elas se redimem. Considerada o alimento que contém a maior quantidade de ferro heme, o tipo absorvido mais facilmente pelo organismo (se comparado ao ferro não heme, encontrado nos vegetais) e, por isso, muito importante nas dietas contra anemia, a carne vermelha é rica em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, órgãos e músculos.

Proteção para tecidos nervosos

Além disso, é composta por minerais como potássio, fósforo, magnésio e zinco, que desempenham importantes funções para manter a saúde do organismo, vitaminas do complexo B, ômega-6 e 3, entre outros. As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para proteger os tecidos nervosos contra a oxidação e produzir neurotransmissores. Entre as diversas funções desse grupo vitamínico estão: participar do crescimento celular e da capacidade de aprendizado (por isso, são especialmente importantes na infância e na adolescência), produzir anticorpos, amenizar estresse, regular a transmissão de impulsos nervosos e prevenir anemia.

Carne suína

A carne suína, além de saborosa, apresenta boa quantidade de nutrientes (ferro, potássio, magnésio, zinco, vitamina B12, entre outros) e baixos índices de gordura, com exceção de alguns cortes mais gordos, como também pode acontecer com a carne bovina ou a carne de frango com pele, por exemplo. Dentre os cortes suínos recomendados para quem quer ter uma alimentação saudável, o lombo e o pernil lideram a lista.

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.