ESTILO DE VIDA

Cardápio variado: aposte em diferentes alimentos para ganhar saúde

A manutenção da saúde vem do prato. É necessário conhecer as propriedade dos alimentos para saber qual a melhor opção deve ser incluída no cardápio!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/01/2017 às 12:27
Atualizado às 13:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada alimento saudável que compõe o cardápio possui nutrientes que são altamente necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo fatores como humor e disposição. É importante lembrar que só a prática de atividades físicas não é o suficiente para manter a saúde em dia, pois, se certos nutrientes estiverem em quantidades inadequadas no cardápio, faltará energia e disposição para que os exercícios obtenham os resultados esperados. Portanto, para ganhar todos os benefícios possíveis, varie seu cardápio.

mesa com pratos de salada

Foto: iStock.com/Getty Images

ABACAXI

Uma variedade de substâncias poderosas compõe o abacaxi. Entre elas estão as vitaminas A, B e C e os minerais cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio, além das fibras. Na dieta, ele é de grande ajuda, pois tem ação diurética, diminuindo o inchaço. Também por sua alta quantidade de fibras, combate a prisão de ventre e reduz a fome fora de hora.

ÁGAR-ÁGAR

Extraído das algas marinhas vermelhas, o alimento ganhou espaço por ser um aliado na perda de peso: ele suga as gorduras e as elimina pelo intestino e pela urina. Segundo a nutróloga Ana Luisa Vilela, seu poder detox é graças ao teor de fibras, que garante saciedade e ajuda no bom funcionamento intestinal, reduzindo o inchaço abdominal. Com isso, combate a prisão de ventre e acelera o processo de emagrecimento.

AÇAÍ

Não é à toa que o alimento é consumido por quem malha. O açaí atua repondo a disposição após os exercícios, pois é altamente energético. Ele é rico em vitaminas, em especial as do complexo B (que possuem benefícios como o de aumento de energia), minerais, carboidratos e proteínas. Mas não exagere no consumo e nos complementos, para não sabotar o regime, ok?

Açaí na tigela

Foto: iStock.com/Getty Images

ALFACE

É uma fonte importante de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, além de ser rica em água e fibras. Esse alimento ainda possui uma substância chamada luctucina, que combate a ansiedade, e potássio, um diurético natural, que auxilia na desintoxicação do organismo, eliminando inchaços e ajudando a perder peso.

ARROZ INTEGRAL

Em comparação à versão refinada e branca, o integral é mais nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de conter baixo teor de gordura. “Alguns estudos citam seu benefício nas dietas antidiabéticas devido à ação de biofatores, que induzem os órgãos à resgatarem sua estrutura original”, destaca a nutricionista Fátima Corradini Domingues.

Texto Redação Alto Astral
Consultoria Ana Luisa Vilela, nutróloga; Fátima Corradini Domingues, nutricionista 

Leia também: