ESTILO DE VIDA

Cardápio saudável: dicas para manter o cérebro em dia

É comum vermos notícias que trazem determinado alimento como saudável e, um tempo depois, o julgam como prejudicial. Veja como manter seu cardápio em dia

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 18:54
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Assim como o ovo já foi o grande causador de colesterol e hoje é visto com bons olhos pela comunidade científica, outros itens do cardápio também viajam entre o céu e o inferno alimentar. Tire a dúvida sobre os mais polêmicos:

1. Cafeína: em quantidades moderadas, pode estimular o sistema nervoso central, melhorando a atividade do cérebro de forma ampla. Além do café, também é encontrada no chá-verde e no chocolate amargo. Porém, é importante lembrar que a cafeína também pode causar perda de sono.

2. Vinho: “tomar uma taça de vinho por dia é muito mais benéfico do que ser abstêmico”, revela a nutricionista Paula Castilho. Além de conter resveratrol, um dos mais potentes antioxidantes existentes, o consumo leve desta bebida melhora as funções cognitivas, a oxigenação do cérebro e a agilidade mental. “Mas vale lembrar que pessoas que sofrem com alcoolismo ou diabete não podem ingeri-lo”, ressalta a profissional.

mulher-tomando-café- cardápio saudável

FOTO: Shutterstock Images

3. Chocolate: em pouca quantidade e na versão amarga, tem a capacidade de aumentar a capacidade cognitiva, combater radicais livres e favorecer a circulação sanguínea cerebral. Ainda é relacionado à sensação de bem estar.

4. Cardápio sem carne: “na verdade, as carnes vermelhas são ricas em ferro e B12, nutrientes que auxiliam na oxigenação cerebral e no aumento da imunidade”, Larissa Ribeiro desmitifica a versão que uma dieta vegetariana é melhor para a inteligência. Ela ressalta que o importante é o equilíbrio entre todos os nutrientes – inclusive proteínas – independente da gama de alimentos escolhidos para entrar no menu.

Saiba mais

Você sabia que a alimentação pode influenciar o estado meditativo?

Frutos do mar: confira quais são os benefícios para a saúde do cérebro

Envelhecimento: é importante manter o cérebro com saúde

Consultoria: Larissa Rodrigues Ribeiro, nutricionista;  Paula Castilho, nutricionista

Texto e entrevista: Carolina Vieira/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador