Cardápio: saia da mesmice e inclua os alimentos a seguir na sua dieta!

Já acostumou a comer os mesmos alimentos sempre? Não sabe como inovar no cardápio? Então veja algumas dicas que você pode incluir na dieta!

- Foto Shutterstock.com

Quando se fala em cardápio saudável, há quem torça o nariz imaginando que terá que viver à base de verduras e legumes. Na reeducação alimentar fica bem claro que não é nada disso. O objetivo é aprender a se alimentar com qualidade, fazendo substituições inteligentes, sem abrir mão do sabor. “Devemos sempre pensar em termos de reeducação alimentar e não que estamos fazendo uma dieta, pois isto sinaliza para o cérebro que quando a dieta terminar, nós vamos voltar aos velhos hábitos engordativos porque não aprendemos a comer certo. Na reeducação alimentar se aprende a escolher os alimentos corretos para um cardápio rico em saúde”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Alguns alimentos ajudam a variar o sabor do cardápio com o bônus de serem muito nutritivos. Veja a seguir algumas dicas:

 

Tigela de sopa de aspargos

Foto Shutterstock.com

Aspargo

Quer variar na salada? Vá de aspargo! O vegetal é fonte de minerais e vitaminas e ainda tem baixíssimo valor energético: 100 gramas do alimento contêm apenas 23 calorias. Prefira a versão in natura, pois em conserva apresenta algumas substâncias que fazem mal ao organismo, como o sódio.

Chá de hibisco

Chás sempre são bem-vindos no cardápio de quem quer controlar o peso. Para não enjoar, procure variar os sabores. O hibisco auxilia na redução de gorduras, na melhora da digestão e no funcionamento do intestino, e acaba com a retenção de líquidos. Ele também é fonte de antioxidantes que previnem doenças.

 

arroz preto

Foto Shutterstock.com

Arroz preto

Quem já cansou do arroz integral deve experimentar o arroz preto. A grande quantidade de fibras continua, com a vantagem de conter antocianina, uma substância antioxidante que dá a cor característica ao alimento. “Ele possui como peculiaridade um leve aroma de castanha e o sabor único. Depois de cozido, o grão fica continua com a textura macia e permanece inteiro, podendo ser usado até mesmo em saladas”, comenta a nutricionista Gabriela Marcelino.

Farinha de coco

Uma boa dica para deixar as receitas mais saudáveis é substituir a farinha de trigo refinada por versões de outros alimentos, como o coco. A fruta traz benefícios ao organismo não só in natura, mas também como óleo, açúcar, água e no preparo de pães, biscoitos e bolos na forma de farinha. Sua maior vantagem é a grande quantidade de fibras que colabora para o bom funcionamento do intestino.

Texto Redação Alto Astral 

Consultoria Gabriela Marcelino,  nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

Leia também: 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência