ESTILO DE VIDA

Carboidratos: cientistas descobriram por que os amamos tanto!

Você gosta de comer pão, coxinha e macarrão? Recentemente, os cientistas descobriram o por quê de os carboidratos serem tão irresistíveis para todos nós

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/09/2016 às 19:48
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Coxinha, macarrão, pizza, biscoitos, pão branco… Quem resiste a essas delícias? Mas saiba que todas essas maravilhas têm algo em comum: fazem parte de um grupo chamada carboidratos que, se consumido em excesso e na versão refinada, pode trazer sérios prejuízos à saúde! Recentemente, os cientistas descobriram o por quê de os carboidratos serem tãoirresistíveis para todos nós. Veja!

carboidratos-pao-pesquisa

FOTO: Istock.com/Gettymages

Saiba mais sobre carboidratos!

É melhor comê-los antes ou depois da malhação?

Quando a batata-doce é a melhor escolha?

As funções do nutriente no corpo humano

Uma descoberta interessante

Durante vários anos se acreditou que os únicos sabores que sentíamos eram o doce, o salgado, o amargo e o azedo. No entanto, estudiosos chegaram à conclusão de que o paladar ainda pode detectar os carboidratos presentes em alimentos como pão, batata, arroz e massa, e que esse sabor é tão independente que pode ser considerado um gosto.

Para comprovar a teoria, a equipe de pesquisadores dissolveu diferentes níveis de carboidratos em uma solução líquida e serviu a 22 voluntários para eles degustarem e avaliarem o sabor de cada uma. Porém, pelas novas conclusões, o sabor dos carboidratos é maisindependente do que os pesquisadores achavam. Foi servido aos participantes um composto para bloquear os receptores de açúcar e a amilase (uma espécie de enzima que digere o amido dos alimentos e os transforma em açúcares simples) e, mesmo assim, os voluntários identificaram o gosto de farinha. Essa etapa do experimento mostrou que sentimos o carboidrato antes mesmo dele ser transformado em açúcar.