ESTILO DE VIDA

Cápsula, água e farinha de berinjela: conheça suas diferenças!

Além da berinjela in natura, é possível consumir o legume em cápsula, água e farinha. A seguir, é possível aprender quais são as diferenças entre essas versões

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 19:19
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cozida, grelhada, assada, ensopada… A berinjela pode ser consumida de várias maneiras! No entanto, incluir o legume no cardápio pode ser um desafio para os não adeptos do vegetal. Pensando nisso, lá vai uma boa notícia: a berinjela pode ser encontrada em diferentes versões para consumo. Confira!

berinjela-agua-farinha-capsula-beneficios-como-fazer

FOTO: Istock.com/GettyImages

Água

Eliminação de toxinas, hidratação do organismo, combate ao inchaço, aumento da sensação de saciedade e melhora do trabalho intestinal, assim como do desempenho durante as atividades físicas, são os principais benefícios da água de berinjela para quem almeja a perda dos quilinhos extras.

Aliada a uma alimentação equilibrada, a água do legume promete um emagrecimento mais rápido e saudável. O líquido possui alto teor de fibras solúveis, que formam um gel no estômago, gerando saciedade. A água ainda ajuda no controle do colesterol. A recomendação diária da água de berinjela é de 1 copo (250ml) pela manhã, ainda em jejum.

berinjela-agua-farinha-capsula-beneficios-como-fazer

FOTO: Alan Goulart/Colaborador

Saiba mais sobre berinjela!

Conheça a dieta da água do legume e emagreça!

Aprenda a preparar uma deliciosa e leve panqueca

Plante o legume em casa

Prepare sua água!

Corte 1/2 berinjela cozida em cubos para cada copo (250ml) de água e deixar os pedaços de molho da noite para o dia.
Ela também pode ser utilizada no preparo de sucos funcionais.

Farinha

O destaque da versão em farinha é a sua alta concentração de fibras solúveis se comparada ao legume in natura. Essa versão auxilia na diminuição dos índices de colesterol e de triglicérides. Quando a farinha chega ao estômago, as fibras se dissolvem, formando um gel que captura parte da gordura e açúcares dos alimentos, que acabam sendo descartados com a digestão. Ou seja, há menor acúmulo de calorias. 

Apenas 2 colheres (sopa) por dia, acrescentadas em iogurtes, sopas, saladas ou no que mais você preferir, já são suficientes para aumentar o consumo diário de fibras. A farinha é encontrada em lojas de produtos naturais, porém, pode ser preparada em casa.

Preparesuafarinha!

*Separe 1kg de berinjela com casca, lave bem e corte em fatias;
*Arrume-as em uma assadeira de modo que não se sobreponham;
*Leve ao forno baixo até secar por completo e espere esfriar;
*Bata tudo no liquidificador ou no processador até virar pó;
*Armazene em potes escuros e bem fechados, em local fresco ou na geladeira.

berinjela-agua-farinha-capsula-beneficios-como-fazer

FOTO: Shutterstock

Cápsula

Nessa forma, a berinjela pode ser encontrada em farmácias e lojas especializadas em nutrição. A versão oferece grande quantidades de fibras, diminuindo o apetite. Entre outros benefícios estão: funcionamento regular do intestino, diminuição do nível de açúcar no sangue e redução da celulite, devido às substâncias contidas no legume. A quantidade ingerida varia conforme o produto e sua necessidade. Consulte um médico para saber a dosagem certa para você! “Além de fibras, a farinha de berinjela contém antocianina, antioxidante que protege os órgãos de doenças inflamatórias e previne o envelhecimento precoce”, Fernanda Granja, nutricionista

Atenção!

Quando crua, a berinjela possui uma quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar distúrbios intestinais e alterar a enzimas musculares. Portanto, antes de consumir sua água, procure orientação médica.

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista