ESTILO DE VIDA

Cãozinho educado: veja dicas de como disciplinar os bichinhos

De vez em quando, pode acontecer do seu cãozinho fazer xixi no tapete da sala ou comer as próprias fezes. O que fazer nesses casos? Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/09/2016 às 20:36
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter um animal de estimação deve ser encarado como algo muito sério. Alimentação, cuidados com a higiene, passeios e até mesmo a educação do seu bichinho são preocupações que começam a fazer parte da rotina da casa dos donos. Mas de vez em quando, pode acontecer de ele fazer xixi no tapete da sala ou comer as próprias fezes. O que fazer? A adestradora Helena Truska ensina como agir. Confira!

Mulher, segurando doce, cachorro pedindo doce

Foto Shutterstock.com

Seu cão come fezes

É normal que o cão coma um pouquinho de suas fezes, pois seu organismo precisa de alguns elementos que são eliminados junto com elas. Quando a quantidade de fezes ingerida é grande e muito frequente, o cão pode estar com desnutrição provocada por alimentação inadequada ou infestação por vermes. Neste caso, convém procurar orientação veterinária.
Dica: coloque gotas de pimenta-malagueta nas fezes para afastá-lo delas.

Ele só faz xixi no tapete

O ideal é identificar a causa desse comportamento para que o problema seja eliminado definitivamente. Se o cão for pego urinando, deve-se dar um susto nele, jogando um objeto barulhento (próximo a ele) e dizer um “não” com voz firme.
Dica: não adianta dar bronca se o animal já tiver urinado e não for flagrado no ato, pois ele não vai entender que está levando bronca por ter feito xixi no tapete.

Carrapatos

A melhor forma de controle é a prevenção: uma boa higiene do local de circulação e descanso do cão, a escovação diária da pelagem do animal e a aplicação mensal de um produto veterinário específico (vendido em pet shops e lojas de animais) devem resolver.
Dica: se o animal estiver infestado, procure imediatamente o veterinário.

cão enrolado na toalha

Foto Shutterstock.com

Ele adora a comida dos donos

O sistema digestivo dos cães é diferente do nosso, portanto, eles precisam de uma alimentação apropriada ao organismo deles. Cachorros que consomem alimentos para humanos têm muito mais chance de se tornarem obesos, hipertensos e até mesmo diabéticos.
Dica: doces e alimentos gordurosos podem ser um veneno para os cães.

Cio de mais de 20 dias

O período normal do cio das cadelas varia de 14 a 18 dias. Se o sangramento durar mais, pode ser um cio prolongado, que ocorre em algumas fêmeas.
Dica: convém levá-la a um veterinário para descartar problemas hormonais, piometra (infecção uterina) e doença do carrapato, entre outros.

Leia também:

Ciúme do dono

Os cães também sentem ciúme e de uma forma possessiva. Frequentemente, são animais mimados pelos donos, que não toleram outros animais por perto pela concorrência de atenção. Há casos em que o cachorro investe agressivamente contra qualquer pessoa que se aproxima do seu dono.
Dica: tente não mimar seu cãozinho com excesso de carinhos a todo momento. Evite também fazer todas as vontades dele para que sinta quem de fato é dono de quem.

Consultoria Helena Truksa, adestradora do Canil Ethos