Cansaço: confira as doenças que se escondem por trás dele

Seu dia corrido não te deixa encontrar um tempo para si? Pois bem, é hora de mudar. O cansaço excessivo pode te impedir de ver o seu corpo pedindo socorro!

None
Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/11/2016 às 18:13
Atualizado às 12:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidado: em alguns casos, o cansaço pode ser sinal de uma doença mais séria. Como diferenciar? Como saber se você está com um simples cansaço, decorrente de uma rotina atribulada, ou se isso é sintoma de uma doença mais séria? “A diferenciação se dá pela persistência, associação de outros sinais e a não melhora com o simples ato de descansar”, esclarece Cláudio Miguel Rufino, clínico geral.  Confira algumas doenças que podem estar por trás da canseira do dia a dia:

mulher cansada

Foto: iStock.com/GettyImages

Anemia: É a falta de ferro no organismo, causando cansaço, falta de ar, queda de cabelo, inchaço das pernas e sonolência. Através de exames médicos, pode-se fazer o tratamento correto.

Depressão: Expressa-se através do cansaço, irritabilidade, falta de produtividade e interesse, tristeza e sonolência excessiva. Só um médico pode diagnosticá-la e indicar o melhor tratamento, que passa por mudanças nos hábitos diários e até prescrição de antidepressivos.

ilustração

Foto istock.com/getty images

Doença cardíaca: O coração não consegue bombear a quantidade de sangue necessária para o organismo. Por isso, os músculos não recebem a adequada nutrição, o que provoca cansaço e falta de ar. Deve-se procurar um médico para o tratamento.

Doença pulmonar: Pode ser a causa do cansaço excessivo e está bastante relacionada ao tabagismo, sendo que o pulmão não consegue oxigenar todos os tecidos. A primeira recomendação é parar de fumar.

Diabete: Quem não o tem sob controle pode ficar desidratada, urinar demais e perder massa magra, o que causa a fadiga. É importante controlar a glicemia.

LEIA TAMBÉM 

Distúrbio da tireoide: Doenças como hipotireoidismo (baixa produção de hormônios) e hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios) podem ser a causa do cansaço, ganho ou perda de peso. Depois do diagnóstico, é feito o equilíbrio de hormônios da tireoide.

Infecção: Ao combatê-la, há um esgotamento físico, mas esse cansaço está normalmente associado a febre e calafrios. O tratamento depende do local da infecção e do agente causador (vírus, bactéria ou fungo).

Consultoria Cláudio Miguel Rufino, clínico geral