Saiba como a canela acelera a queima de calorias e por que consumi-la

Assim como o gengibre e a pimenta, a canela acelera a queima de calorias. Saiba como essa especiaria age no corpo e confira seus benefícios!

None
Se consumidos diariamente e em quantidades adequadas, os termogênicos podem ajudar a queimar mais calorias. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/07/2017 às 09:00
Atualizado às 12:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alimentos termogênicos são aquelas que possuem capacidade de acelerar o metabolismo para aumentar (ou equilibrar) a temperatura corporal. Assim, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, mais calorias. Porém, apostar somente no consumo desses alimentos e esperar uma perda de peso significativa não é boa ideia. A canela acelera a queima de calorias  é um representante desse grupo de alimentos que tem o poder de aumentar o gasto metabólico do nosso organismo. Confira alguns dos principais benefícios dessa especiaria e aposte no seu consumo para ter mais saúde!

Por que a canela?

Muitas pessoas pensam que seu benefícios é apenas o sabor agradável que ela dá aos alimentos. Porém, a especiaria contribui com diversas atividades metabólicas do nosso organismo. “Ela é digestiva, melhora o hálito, a circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão”, afirma o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. Além disso, estudos recentes constataram que ela também tem a capacidade de ajudar no controle dos níveis de colesterol, glicose e triglicérides. A canela estimula a produção de insulina pelo pâncreas e reduz os níveis de glicose do sangue, favorecendo a saúde de quem sofre com o diabetes.

Poder termogênico

A canela contribui com a perda de peso do organismo porque tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal. “Essa diferença acelera o metabolismo, o que facilita a queima de gordura”, explica a nutricionista Michelle Ferreira De Simone. Porém, vale lembrar de que é necessário moderação na hora de consumir a especiaria – 1 colher (chá) por dia – e que para as gestantes e as pessoas com problemas gástricos o consumo não é aconselhado.


Não é porque os termogênicos ajudam a queimar calorias que podem ser consumidos sem restrições. Por acelerarem o funcionamento do organismo, podem causar dor de cabeça, irritabilidade, insônia e problemas gastrointestinais. “Pessoas com hipertensão e problemas cardíacos não podem abusar, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Quem sofre com problemas na tireoide também deve consumir com cautela”, Michelle Ferreira De Simone, nutricionista


Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: José Bassit, fitoterapeuta e Michelle Ferreira De Simone, nutricionista

LEIA TAMBÉM: