O próprio DNA também pode ser responsável pelo câncer, diz pesquisa

Novos estudos estão sendo feitos para entender as causas do câncer. Confira o que a última pesquisa está falando sobre a relação da doença com o DNA!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 13:12
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, divulgaram um estudo com evidências de que quase dois terços das mutações que causam câncer são erros aleatórios que aparecem quando o DNA é replicado na divisão celular e, portanto, não são ligados a fatores externos ou de herança genética.

ilustração de um DNA

O câncer também está ligado aos erros que acontecem no DNA Foto: Shutterstock.com

O artigo mostra que as mutações devido a erros aleatórios ocorre em 32 tipos de câncer. A análise dos pesquisadores está fundamentada em um modelo matemático que relaciona o sequenciamento de DNA com dados epidemiológicos de todo o mundo. A pesquisa afirma que geralmente, duas ou mais mutações críticas precisam ocorrer para o desenvolvimento de um câncer. Essas mutações que causam o câncer podem ocorrer devido a esses erros aleatórios de cópias do DNA, ao ambiente ou a herança genética.

“É conhecido que devemos evitar fatores ambientais, como fumar, para diminuir nosso risco de ter câncer. Não é tão conhecido, no entanto, que cada vez que uma célula normal se divide e copia seu DNA, pode gerar múltiplos erros“, disse Cristian Tomasetti, professor da Johns Hopkins. “Esses erros de cópia são uma fonte potente de mutações de câncer que, historicamente, foram subestimadas pela ciência. Esse novo trabalho fornece a primeira estimativa da fração de mutações causadas por esses erros”, completou.

CÈlulas cancerosas, espalhando

Os erros que acontecem na divisão celular geram a doença Foto: Shutterstock.com

Independente dessa descoberta é necessário que as pessoas continuem a ser encorajadas a evitar as causas ambientais e os estilos de vida que aumentam o risco de câncer, como fumar. Além disso, é recomendado sempre fazer exames, pois o quanto mais cedo for descoberta maiores são as chances de cura.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.