Câncer: quais cuidados devem ser tomados durante o tratamento?

Alguns cuidados devem ser tomados pelas pessoas que estão combatendo o câncer, principalmente no que diz respeito a imunidade!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/12/2016 às 13:07
Atualizado às 12:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma vez detectado, o câncer precisa ser combatido por meio de tratamento como quimioterapia ou radioterapia. Apesar dessas técnicas serem necessárias para garantir a cura da doença, também são responsáveis por afetar a imunidade e causar alguns efeitos colaterais. Portanto, durante essa etapa, é essencial que o paciente tenha atenção redobrada, principalmente com questões que podem influenciar diretamente na imunidade, como a alimentação e os hábitos.

“A alimentação equilibrada e bem orientada por um profissional capacitado fornece todos os tipos de nutrientes e a quantidade de energia necessária para que as perdas de minerais sejam minimizadas. Além disso, fortalece o sistema imunológico e auxilia nos sintomas decorrentes do tratamento”, explica a docente do curso de nutrição da Anhanguera-Uniderp, Saskia de Senna Borbosa.

mulher-sorrindo

Foto: Shutterstock

Um pouco mais a fundo

Manter bons hábitos alimentares é uma forma eficaz de contribuir, principalmente, com a manutenção do peso corporal, pois é muito comum que, no decorrer da doença, normalmente na fase do tratamento, haja uma perda de peso significativa, podendo evoluir para uma desnutrição. “Essa perda acarreta outras consequências, como a diminuição do sistema imunológico e deficiência de vitaminas e minerais, podendo exacerbar os efeitos colaterais do próprio tratamento, diminuindo a tolerância a ele”, completa a profissional.

O importante é que as refeições contem com receitas balanceadas e repletas de alimentos capazes de reforçar a imunidade, a fim de manter o bem-estar do paciente. Assim, vale a pena investir em ingredientes como uva, cebola, beterraba, alho, alcachofra, agrião, abobrinha e abacate, ou seja, opções naturais.

alimentos-saudaveis-lavados-imunidade-cancer

Foto: Shutterstock

Evite contaminação

O mais recomendado é que as frutas sejam consumidas apenas quando for possível retirar a casca, isto é, opte sempre por banana, abacate e laranja, por exemplo. Se quiser comer alguma fruta como maçã e pera, é importante lavar muito bem e, mesmo assim, retirar a casca. Já os legumes e as verduras devem ser consumidos refogados, cozidos ou assados, evitando comê-los crus. Essas atitudes simples permitem que possíveis infecções e quedas na imunidade sejam combatidas, uma vez que os alimentos ficarão livres de elementos que comprometam sua qualidade, como bactérias e agrotóxicos.

tomates-saudaveis-lavados-imunidade-cancer

Foto: iStock.com/Getty Images

Para o dia a dia

Existem medidas que são capazes de evitar contaminações do paciente, fator que mantém a imunidade alta e o organismo em dia. Confira algumas:

  • Tanto o paciente quanto as pessoas que entrarão em contato com ele devem manter a higiene em dia, ou seja, lavar sempre as mãos (principalmente antes das refeições);
  • Mantenha os ambientes da casa ou do local em que o paciente está limpos e arejados;
  • Procure não deixar que pessoas com gripe, resfriado ou outra virose fiquem abraçando e beijando o paciente;
  • Não deixe de tomar os medicamentos prescritos pelo médico.

Atenção à boca

Os cuidados bucais também devem ser redobrados nos pacientes de câncer, já que a quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer. Por isso, cuide detalhadamente da higiene, mantenha a boca úmida, evite o uso de enxaguantes bucais com álcool e de palitos de dente, consulte um dentista regularmente e não consuma bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco, como cigarro.

Texto: Redação Alto Astral 

Consultoria: Saskia de Senna Borbosa, docente do curso de nutrição da Anhanguera-Uniderp

LEIA MAIS