Câncer: 3 alimentos que causam a doença e você não sabia

O câncer pode ser causado por fatores internos (genética) e externos (a própria alimentação). Portanto, evitar alimentos como churrasco é essencial.

- Foto Shutterstock Images

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com algum tipo de câncer. Infelizmente, cerca de 8 milhões acabam não resistindo e chegam ao óbito. Apesar de, em alguns casos, essa doença ser causada por fatores genéticos, é bastante comum que ela se desenvolva em decorrência de influências externas, como a alimentação.

 

O câncer pode ser causado por maus hábitos alimentares

FOTO: Shutterstock Images

 

Já está comprovado que a alimentação saudável pode prevenir câncer de pulmão e do trato grastrointestinal, além de reduzir os riscos de incidência de tumores de mama, próstata, bexiga, pâncreas, fígado, rim e tireoide”, explica a docente do curso de nutrição Saskia de Senna Borbosa.

Contudo, o consumo de determinados ingredientes também é capaz de favorecer o surgimento do câncer. “Alguns tipos de câncer estão diretamente relacionados com o tipo de alimentação que a pessoa possui ao longo da vida”, esclarece a nutricionista Helena Thomopoulos Moss. Conheça alguns vilões!

 

SAIBA MAIS:

Homem faz viagem incrível com cadela com doença terminal

Alimentação saudável pode evitar tumores

Mágoa e estresse podem desencadear surgimento de tumores

Carnes processadas

Os representantes desse tipo de alimento são alguns dos possíveis causadores de câncer. Isso porque salsicha, bacon e linguiça são ricos nas substâncias nitrito e nitrato, as quais, em contato com o estômago, transformam-se em nitrosaminas, outro tipo de substância que é considerada mutagênica, capaz de promover mutação do material genético.

 

Carnes processadas podem gerar tumores

FOTO: iStock.com/Getty Images

 

Refrigerantes

Além de contribuírem com o ganho de peso pela quantidade de calorias, essas bebidas também podem facilitar que os tumores se desenvolvam. Isso porque, além de o refrigerante possuir muito sal em forma de sódio, apresenta adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é usado no Brasil, principalmente, em refrigerantes “zero”.

 

Churrasco pode causar câncer

Para os amantes desse tipo de comida, existe uma notícia ruim: na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos, o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. O grande problema ocorre porque eles impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira e possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.

Churrasco deve ser consumido com moderação

FOTO: iStock.com/Getty Images

Outros perigos

Além dos alimentos já descritos, outros ingredientes também representam uma ameaça à saúde. Aqueles que são conservados no sal (charque, bacalhau) ou os ricos em sódio (enlatados em geral) também estão relacionados com o aparecimento de câncer, principalmente, no estômago.

 

 

Consultoria Helena Thomopoulos Moss, nutricionista; Saskia de Senna Borbosa, docente do curso de nutrição da Anhanguera-Uniderp na disciplina de Patologia aplicada à Nutrição

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência