O câncer de boca pode não ser o mais conhecido, mas é a 6ª causa de câncer no mundo. Confira quais são os sintomas, os riscos e o tratamento da doença!
por Redação Alto Astral
Publicado em 28/10/2016 às 13:22
Atualizado às 11:52
O Câncer de boca é o sexto mais comum no mundo e tem sido manifestado bastante em pessoas mais jovens. Sua cura consiste no diagnóstico mais rápido possível e no abandono ao consumo de álcool e cigarro. Confira mais sobre a doença!
Foto Istock.com/Getty Images
O câncer de boca pode afetar os lábios, garganta, amígdalas e faringe. Ele pode ser visto facilmente ou pode estar em um lugar difícil de difícil acesso. Os primeiros sinais e sintomas são variados, podendo ser confundido com lesões benignas. Atente-se às manchas brancas ou vermelhas e alterações no volume de feridas que não cicatrizam num tempo de três semanas. Além disso, pode ser identificado por meio da sensibilidade na área da boca e dificuldade de engolir. O primeiro conselho a seguir é fazer consultas periódicas ao dentista para identificar possíveis lesões.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).
Leia também:
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.