ESTILO DE VIDA

Câncer de boca: veja os riscos, sintomas e tratamentos da doença!

O câncer de boca pode não ser o mais conhecido, mas é a 6ª causa de câncer no mundo. Confira quais são os sintomas, os riscos e o tratamento da doença!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/10/2016 às 13:22
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Câncer de boca é o sexto mais comum no mundo e tem sido manifestado bastante em pessoas mais jovens. Sua cura consiste no diagnóstico mais rápido possível e no abandono ao consumo de álcool e cigarro. Confira mais sobre a doença!

mulher fumando

Foto Istock.com/Getty Images

A doença…

O câncer de boca pode afetar os lábios, garganta, amígdalas e faringe. Ele pode ser visto facilmente ou pode estar em um lugar difícil de difícil acesso. Os primeiros sinais e sintomas são variados, podendo ser confundido com lesões benignas. Atente-se às manchas brancas ou vermelhas e alterações no volume de feridas que não cicatrizam num tempo de três semanas. Além disso, pode ser identificado por meio da sensibilidade na área da boca e dificuldade de engolir. O primeiro conselho a seguir é fazer consultas periódicas ao dentista para identificar possíveis lesões.

Riscos…

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Tratamento…

A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

Prevenção…

  • Dieta rica em fibras com grande quantidade de frutas, legumes e verduras;
  • Evite fast food (rica em gordura saturada); 
  • Consuma vitamina A;
  • Proteja os lábios dos raios solares usando protetor solar entre às 10h e 16h;
  •  Mantenha uma higiene oral diária e regular.

Leia também: