Câncer: aplicativo ajuda crianças a entenderem a doença

Como explicar para as crianças, de uma maneira leve, o que é o câncer? Pensando nisso, foi criado um aplicativo que ajuda os pequenos a entender a doença

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 12:53
Atualizado às 12:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que, somente no Brasil, em torno de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer todos os anos? Além de ser uma doença grave e que assusta muitos adultos, nem sempre os pequenos compreendem o que de fato têm. Então, como explicar para as crianças, de uma maneira leve, o que é o câncer?

celular mao aplicativos

Foto: Shutterstock

Foi pensando exatamente nisso que o estúdio de games Mukutu (em parceria com o Instituto Beaba) desenvolveu um aplicativo chamado AlphaBeatCancer, que ensina noções básicas sobre o câncer – não só às crianças, mas também aos pais. Perguntas como De que forma a doença afeta o organismo? e Quais os tratamentos disponíveis? são respondidas nesse jogo, sem causar traumas nos pequenos.

O universo lúdico marca presença no aplicativo, uma vez que as crianças são representadas por um ursinho, que entra no hospital e precisa percorrer algumas etapas da doença, como diagnóstico, exames e quimioterapia (ao todo, são 20 atividades disponíveis no aplicativo). Assim, por meio de tarefas educativas, as crianças entendem o câncer e, o melhor, sem se assustarem! Além disso, o ursinho tem que se consultar com vários profissionais, desde médicos oncologistas até nutricionistas – retratando o processo que ocorre na vida real.

aplicativo cancer criancas

Foto: Reprodução

A melhor parte é que todas as fases do aplicativo foram desenvolvidas com uma linguagem simples e didática, facilitando a compreensão sobre o câncer. E os responsáveis por criarem o aplicativo tiveram o cuidado de desenvolver um ambiente em que os jogadores se sintam seguros, melhorando a aceitação da doença. O AlphaBeatCancer é gratuito e está disponível para iOS e Android.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.