Preparar, alongar, caminhar: essa atitude simples é suficiente para você aliviar o estresse e começar a perder peso!

Já pensou em caminhar para perder peso? Além de ser ótimo para turbinar a saúde e para enxugar os quilinhos a mais, a prática deixa você relaxada

- Foto: iStock.com/Getty Images

A caminhada pode ser o primeiro passo para você sair do sedentarismo e tornar-se mais ativa e saudável. A atividade favorece o funcionamento do corpo como um todo e dá mais resistência muscular e respiratória. O exercício ainda fortalece a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular, diminuindo o risco de doenças como infarto, arritmias, insuficiência e angina. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, caminhar de três a cinco vezes por semana, durante um período de 20 a 60 minutos de atividade, é o suficiente para melhorar a saúde do coração. Já para o emagrecimento, é necessário conciliar um programa nutricional com um ritmo de exercícios para fortalecimento (como musculação), que potencializam os resultados e não permitem a perda de massa muscular.

Aumente a intensidade e enxugue calorias

Uma caminhada de uma hora queima aproximadamente 236 calorias. Já em uma hora de corrida, o gasto chega a 473 calorias. Portanto, para potencializar sua perda de peso, evolua o treino: comece fazendo uma caminhada simples em terreno plano. Aos poucos, passe para a caminhada alternada, que promove uma queima de gordurinhas mais intensa e já funciona como um preparativo para a corrida. Para isso, intercale intervalos de trotes (passos mais rápidos) com outros de menor intensidade. Comece com 30 segundos correndo, intercalados com dois minutos de caminhada leve, e repita a sequência de seis a oito vezes. Conforme for se acostumando com o ritmo mais pesado, aumente 15 segundos a mais de trote, reduzindo o tempo da caminhada leve.

Dicas para um bom treino

De acordo com Ricardo Wesley, professor de educação física de São Paulo (SP), é muito importante tomar cuidado com o sol: “Procure caminhar antes das 10h ou depois das 17h, sempre usando protetor solar. Escolha um local adequado, como parques, clubes ou outro lugar que seja seguro realizar a atividade”, recomenda. Um alerta para pessoas com problemas nas articulações: procure um médico antes de praticar a modalidade. Apesar do baixo impacto, a caminhada pode causar complicações quando mal executada. Se quiser começar a praticar corrida, o personal trainer Márcio Acoaviva, de São Paulo (SP), indica procurar orientação de um profissional de educação física para fazer uma avaliação e verificar a condição física e os objetivos a serem alcançados. A partir disso, serão definidos o método, o tempo de treino e a frequência na semana.

Caminhar é sinônimo de viver mais feliz!

Andar aumenta a liberação de endorfina no corpo, substância responsável pela sensação de bem-estar e redução de estresse. A caminhada também eleva as taxas do colesterol bom, colaborando para a redução do colesterol ruim, para a manutenção da saúde e para o combate à hipertensão.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ricardo Wesley, personal trainer da Cia. Athletica, de São Paulo (SP); Márcio Acoaviva, da Needs Academia, de São Paulo (SP); Carlos Klein, personal trainer de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência