Caminhada: escolhas que fazem a diferença na hora do exercício!

Confira algumas sugestões práticas de especialistas no assunto para ter mais eficiência na hora de realizar sua caminhada diária

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/01/2017 às 18:56
Atualizado às 17:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Vários são os benefícios que a caminhada traz ao corpo e à saúde. No entanto, alguns detalhes são essenciais, como o tipo de tênis e a roupa que você vai usar. Consultamos profissionais especialistas no assunto para você se equipar corretamente.

homem e mulher amarrando tênis para caminhada

Foto: iStock.com/Getty Images

O tênis certo para caminhada

Para garantir a durabilidade e o conforto, a personal trainer Adriane Lafemina indica escolher um tênis específico para a modalidade: ele deve ser confeccionado com materiais leves, maleáveis e com grande capacidade de absorção de impactos. “Na hora da compra prefira modelos de cano baixo, leve e flexível, sempre pedindo por um tênis para caminhada. Outro ponto importante é observar o tipo de pisada – neutro, supinado ou pronado e, se possível, comprar o mais adequado”, explica.

E as roupas?

Use peças leves e confortáveis, como short ou bermuda, camiseta, calça de ginástica e, em estações mais frias, moletom. “Mas sempre roupas que permitam a transpiração, como o algodão. Também é importante lembrar de usar filtro solar, caso a caminhada seja em lugares abertos, e boné, se o sol estiver forte”, completa Adriane.

Garanta energia

Na prática de qualquer exercício físico é fundamental que se faça uma refeição antes, mesmo sendo uma simples caminhada. “Com isso, evita-se a hipoglicemia, que causa dor de cabeça, tontura e mal-estar”, ressalta a personal trainer. Segundo ela, deve-se optar por algo leve, como uma barra de cereal, uma fruta, iogurte ou um lanche feito com peito de peru e queijo branco. Jamais faça qualquer atividade em jejum. Depois do treino, consuma alimentos que auxiliem na recuperação muscular, ou seja, que contenham carboidratos, vegetais e proteína, como lanches com frango, peixe, queijo e iogurte.

Tipos de pisada

Neutra

É o tipo de pisada equilibrada, pois o arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical em relação ao solo.

Supinada

Neste caso, o pé rola para o lado de fora durante a pisada e peso do corpo fica nos dedos de fora.

Pronada

Acontece quando a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé e o tornozelo rolam para dentro.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Adriane Lafemina, educadora física, personal trainer e sócia-proprietária da Personal Work Assessoria em Welness & Fitnes
LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.