Calorias negativas: onde encontrar e como auxiliam no emagrecimento

Saiba mais sobre as calorias negativas, que ajudam a emagrecer e ainda são benéficas para a saúde, onde encontrá-las e vença a luta contra a balança de vez!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Legumes, verduras e frutas são essenciais em uma dieta balanceada e equilibrada, e, principalmente, para quem quer perder peso. Além disso, as calorias negativas presentes nesses alimentos ajudam a emagrecer sem nenhum esforço e ainda são benéficas para a saúde! Uma alimentação balanceada ajuda muito na tarefa de identificar a fome quando ela vem. O ideal é comer de forma fracionada ao longo do dia, a cada três horas. A constância nos horários das refeições também ajuda o organismo a se “autorregular” e a comunicar quando a fome chega e qual o ponto em que o corpo está saciado. Confira mais sobre esses elementos!

Menina loira comendo um pedaço de melancia, alimento com calorias negativas, e sorrindo

Foto: iStock.com/Getty Images

O que são?

As calorias negativas estão presentes em alimentos que possuem menos energia do que gastam durante a digestão. Quando consumidos, o corpo acelera os processos de absorção e metabolização de nutrientes. “Isso também é chamado de efeito térmico do alimento e ajuda muito na perda de peso”, explica a nutricionista Daiana Malfort. Ou seja, o organismo trabalha bastante e gasta ainda mais do que foi consumido. Em geral os alimentos com calorias negativas são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Não peque pelo excesso!

Os alimentos negativos são ótimos para o emagrecimento! Mas nem por isso seu consumo deve ser desenfreado. “Eles devem ser incluídos no cardápio diário e não compor refeições completas”, esclarece Daiana. Além disso, frutas e hortaliças só tem calorias nulas quando consumidas in natura. “Os alimentos crus gastam mais energia na digestão do que os cozidos ou refogados e, no caso das frutas, em forma de sucos”, completa a nutricionista.

Veja alimentos com calorias negativas

Abacaxi, abobrinha, alface, ameixa, amora preta, aspargo, brócolis, cebola, cenoura, chicória, couve-flor, espinafre, framboesa, goiaba, limão, maçã, mamão papaia, melancia, melão, mexerica, morango, nabo, pepino, pêssego, pimenta vermelha, rabanete, repolho, salsão, tangerina.

LEIA TAMBÉM

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Daiana Malfort, nutricionista de São Paulo, SP

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência