Connect with us

O que você está procurando?

O uso de calmantes aumentou no Brasil. Conheça quais são os principais tipos disponíveis no mercado - industriais e naturais.
- Foto Shutterstock.com

Remédios calmantes: conheça as opções industriais e naturais

O uso de calmantes aumentou no Brasil. Conheça quais são os principais tipos disponíveis no mercado - industriais e naturais.

A correria diária fez com que os calmantes, tanto naturais quanto industriais, se transformassem em válvula de escape. No caso dos produzidos em laboratórios, o ideal é sempre procurar um médico para saber qual é o melhor para o seu caso; já as ervas até podem ser consumidas em um dia de muito estresse – mas sem excesso, e o uso não deve ser prolongado sem prescrição médica. Confira, a seguir, quais os tipos existentes no mercado.

Comprimidos, coloridos, remédio, medicamento, droga, saúde

Foto Shutterstock.com

Industriais

  • Antidepressivos: têm a finalidade de tratar a depressão, entretanto não são a única indicação. São muito utilizados nos transtornos de ansiedade como: síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade generalizada.
  • Ansiolíticos: são medicamentos que aliviam a ansiedade e têm como principal representante os benzodiazepínicos. Apesar de possuírem uma ação contra a ansiedade, são prescritos principalmente como indutores do sono.
  • Antipsicóticos: são uma outra classe de calmantes que têm como ação a redução de sintomas psicóticos. A psicose é um estado onde o indivíduo perde a noção de realidade, passando a ter alucinações. Os antipsicóticos têm uma ação bastante específica sobre esses sintomas, trazendo grande alívio para os pacientes que sofrem dessa enfermidade.

Saiba mais:

Depressão na terceira idade: como a família deve lidar com o problema?

Estresse não é só nervosismo. Veja por quê.

5 nutrientes que ajudam a manter as emoções equilibradas

Naturais

Xícara de chá, ervas

Foto iStock.com/Getty Images

  • Passiflora: tem ação relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora, sedativa, induz o sono e o relaxamento muscular.
  • Camomila: tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e é um bom calmante do sistema nervoso.
  • Melissa (cidreira): tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade.
  • Valeriana: tem ação calmante, indicada em caso de agitação, insônia, fobia ou ansiedade.
  • Alfazema: possui propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

 

 

 

Advertisement

Estilo de vida

O contágio é simples e rápido mas, com alguns hábitos simples e fáceis de serem incorporados na rotina, você consegue manter as viroses longe!

Estilo de vida

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

Estilo de vida

Por conta do estresse diário e multitarefas, algumas pessoas recorrem ao uso desses medicamentos - sem prescrição médica. Mas será que há riscos?

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que o excesso de fast food pode estar relacionado à infertilidade. Saiba os motivos e previva-se se estiver pensando em ter um filho!

Estilo de vida

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?

Estilo de vida

A droga funciona como uma espécie de automedicação, pois a pessoa experimenta a droga e sente um alívio para sua dor psíquica

Estilo de vida

As verduras que antes eram vistas como ingredientes de lanches, pizzas e sopas, hoje se tornou fundamental no cardápio das pessoas.

Estilo de vida

De acordo com pesquisadores ingleses, as atividades online são benéficas para a memória e ajudam a aprimorar a concentração.