ESTILO DE VIDA

Geometria: confira como calcular a área dos polígonos!

A geometria é o ramo da matemática que estuda a área, forma, medida, espaço, comprimento, entre outros aspectos de superfícies sólidas.

None
área do trapézio

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 08:58
Atualizado às 15:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Área

É a região interna de um polígono, variando de acordo com seu formato e tamanho. Cada polígono tem uma forma diferente de calcular a área, por isso são usadas diferentes fórmulas. Veja as principais:

Retângulo: deve-se multiplicar a base (b) pela altura (h) da figura.

área do retângulo

Quadrado: multiplica-se um lado (l) pelo outro. Como os lados do quadrado são iguais, pode-se também elevar o valor de um lado (l) ao quadrado.

área do quadrado

Paralelogramo: multiplica-se a base (b) pela altura (h).

área do paralelogramo

Triângulo: como o triângulo é a metade de um retângulo, para calcular a área deve-se multiplicar a base (b) pela altura (h) e dividir esse resultado por dois.

área do triângulo

Losango: deve-se multiplicar as diagonais do losango para calcular a área, usando os valores da diagonal maior (D) e da diagonal menor (d).

área do losango

Trapézio: para descobrir a área de um trapézio deve-se somar os valores da base maior e da base menor, e depois multiplicar o resultado pela altura da figura (h). Em seguida, divida esse novo resultado por 2.

área do trapézio

Círculo: usa-se o raio (r) para calcular a área de um círculo. O raio é a medida do centro do círculo até sua borda. Deve-se elevar esse número ao quadrado e multiplica-lo por π (pi).

área do círculo

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini