ESTILO DE VIDA

Descubra a importância do cálcio para o organismo

O cálcio é essencial na saúde dos ossos. Ele ajuda, por exemplo, prevenir a osteoporose. Mas é claro que possui outras vantagens. Confira!

None
Foto IStock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/04/2017 às 13:13
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, que ocasiona perdas importantes de cálcio – mineral fundamental para a manutenção do tecido ósseo. Por isso, é necessário dar uma atenção especial à alimentação. “O cálcio pode ser encontrado em laticínios (leite, queijos e iogurtes), mas também em vegetais verde-escuros”, explica a nutricionista Andréia João.

Copo de leite de soja, grãos de soja

O leite é um dos principais alimentos ricos em cálcio. Foto Istock.com/Getty images

Cuidado com a combinação

Apesar de a alimentação ser uma das melhores maneiras de prevenir a perda de massa óssea, alguns nutrientes podem prejudicar a absorção de outros. “Há uma competição entre alguns minerais. Nesse caso, o maior competidor do cálcio é o ferro, ou seja, é importante evitar a presença dos dois em uma mesma refeição, pois um pode atrapalhar a absorção do outro pelo organismo”, explica a especialista. Um hábito alimentar que deve ser evitado, por exemplo, é a ingestão de leite após o almoço ou logo em seguida do jantar.

Conheça o cálcio

“É um dos minerais mais abundantes no organismo: 99% dele está presente nos tecidos duros, como ossos e dentes, e o restante está no sangue e fluidos celulares”, informa a nutricionista Greice Caroline Baggio. Com o avanço da idade, ocorre uma perda de massa óssea que pode levar à doença, por isso, é fundamental garantir um estoque do mineral desde a infância. Para melhorar a absorção de cálcio pelo organismo, evite consumir alimentos rico no mineral junto com refrigerantes, chás e café. Outra dica é aliar o consumo de cálcio à vitamina D, já que ela é necessária para a bio utilização do nutriente.

O cálcio ajuda a manter a saúde óssea em dia, afastando problemas como a osteoporose

O cálcio ajuda a manter a saúde óssea em dia, afastando problemas como a osteoporose. Foto Shutterstock

Raio-X do mineral

  • Quanto consumir: adultos precisam de 1.000mg diariamente. Para crianças de quatro a oito anos, 800mg, e dos nove aos 18, 1.300mg.
  • Melhores fontes: leite e derivados (iogurte, queijos), gergelim, couve-manteiga e brócolis.
  • A carência pode causar: raquitismo, osteoporose, obesidade…
  • O excesso pode causar: anorexia, pedras nos rins e problemas cardíacos.

Principais benefícios

Além de ser de extrema importância na hora de prevenir a osteoporose, esse mineral ainda desempenha outros papéis fundamentais para o organismo, tais como:

  • Prevenção da obesidade: ele tem ação direta na produção de ácidos graxos ou gorduras, a partir do excesso de glicose no organismo.
  • Cérebro ativo: a substância também é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos pelo corpo.
  • Saúde do coração: a contração muscular também é desempenhada pelo cálcio, e isso inclui os batimentos cardíacos. Ou seja, havendo deficiência de cálcio no organsino, o batimento do coração pode ser afetado

Consultoria Andréia João e Greice Caroline Baggio, nutricionista

LEIA TAMBÉM: