Connect with us

O que você está procurando?

Quer chegar na terceira idade com a saúde dos ossos firmes e fortes? Então conte com a ajuda de um trio poderoso: cálcio, atividade física e vitamina D.
- Foto: iStock.com/Getty Images

Cálcio, vitamina D e atividade física: trio fundamental para os ossos

Quer chegar na terceira idade com a saúde dos ossos firmes e fortes? Então conte com a ajuda de um trio poderoso: cálcio, atividade física e vitamina D.

Quem não quer ter uma velhice tranquila, longe das doenças e independente não é mesmo? A limitação física é o segundo maior receio dos brasileiros em relação ao envelhecimento, atrás apenas de problemas de saúde, de acordo com a pesquisa Como os Brasileiros Encaram o Envelhecimento, realizada pelo Instituto QualiBest. A boa notícia é que, apesar de atingir 10 milhões de brasileiros, a osteoporose (diminuição progressiva da massa óssea) pode ser prevenida com a ajuda do cálcio, da vitamina D e de atividade física.

 

esqueleto

Foto: iStock.com/Getty Images

 

A endocrinologista Marise Lazaretti Castro explica que o trio cálcio, vitamina D e atividade física são essenciais para ossos saudáveis . “O cálcio tem a função de tornar a estrutura óssea mais resistente, mas a vitamina D é fundamental para sua absorção no intestino e o exercício promove a fixação do mineral”, ressalta a especialista. Ela explica que a constituição do esqueleto é determinada 60% por questões genéticas e 40% pelo ambiente. A maneira como você leva sua vida influencia bastante a saúde dos ossos.

 

ilustração mostrando o osso do pé

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Quando o assunto é consumo de alimentos fonte de cálcio, a endocrinologista alerta que os brasileiros não andam muito bem. “Em geral, as pessoas consomem a metade da quantidade necessária recomendada, que é de 800mg a 1.200mg por dia. Não temos o hábito de tomar leite nas refeições e os seus derivados, como leite e queijo, também são pouco consumidos”, aponta.

Vitamina D é vital para absorção do cálcio

A vitamina D é produzida na pele por meio da exposição solar e precisa estar em níveis normais no sangue para que o cálcio dos alimentos seja absorvido, caso contrário apenas 10% do nutriente são aproveitados, destaca Marise Lazaretti Castro. Porém, vários fatores interferem nessa produção, como estação do ano, latitude, cor da pele e idade.

“Como nem sempre é possível reforçar a dieta com lácteos e os riscos com câncer de pele e preocupação com envelhecimento são legítimos, a suplementação de cálcio e vitamina D é uma alternativa recomendada para prevenção e tratamento da osteoporose”, completa Marise.

 

Consultoria Pfizer Consumer Healthcare

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

Prática de exercícios são importantes, pois sedentarismo dificulta a oxigenação, diminui a capacidade cognitiva. Fumantes têm risco 45% maior.

Estilo de vida

Inclua no cardápio a banana para perder peso e conquiste inúmeros benefícios para a saúde. Confira uma seleção de receitas para comer bem sem culpa!

Estilo de vida

Para quem foge da academia, nada melhor do que apostar em diferentes estilos de dança: confira os tipos de danças que emagrecem!

Estilo de vida

Uma novidade para quem convive com o Alzheimer veio para trazer mais conforto e qualidade de vida! Vem saber mais sobre esse medicamento!

Estilo de vida

Alguns pais acabam falhando educação dos seus filhos ao sobrecarregá-los de atividades, achando que isso faz parte de uma excelente formação!

Estilo de vida

Confusão mental, dificuldade para resolver problemas, memória afetada e mudança de comportamento podem indicar o Alzheimer. Veja a fases do distúrbio

Estilo de vida

A banana verde pode ser consumida na forma de biomassa ou farinha e oferece diversos benefícios à saúde: controla a saciedade e melhora o humor

Estilo de vida

Marisa Letícia, ex-primeira dama, foi diagnosticada com trombose venosa profunda nesta terça (31.01). Saiba como prevenir, diagnosticar e tratar a doença